Acolhimento de vivências universitárias de estudantes de Psicologia

relato de uma experiência com grupos operativos

Autores

  • Lucas Rossato Universidade de São Paulo - USP. Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). http://orcid.org/0000-0003-3350-0688
  • Patrícia Paiva Carvalho Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Deise Coelho de Souza Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Tales Vilela Santeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fabio Scorsolini-Comin Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1028-1042.2753

Resumo

Este estudo apresenta o relato de uma experiência de acolhimento universitário a partir da realização de grupos operativos com estudantes de Psicologia de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, Brasil. Participaram seis universitárias, com idades entre 18 e 27 anos, matriculadas entre o terceiro e o quarto semestres. Foram realizados cinco encontros em grupos operativos, coordenados por três psicoterapeutas utilizando recursos audiovisuais e literários para disparar as interações. A tarefa explícita dos grupos foi: pensar e dialogar sobre ser universitária e estudante de Psicologia. A interpretação e análise dos dados foi realizada por meio do levantamento dos principais emergentes grupais ligados à tarefa explícita. Por meio do conteúdo manifesto foram construídas três categorias: 1) Entrada na universidade e distanciamento de casa e da família; 2) Família e escolha profissional, e 3) Ser mulher na universidade. Diferentes marcadores emergiram na experiência universitária, sobretudo os relacionados à adaptação, às relações familiares, às questões de gênero e a construção da identidade profissional. Os grupos operativos possibilitaram a criação de espaços de escuta, diálogo e reflexão de temas caros à formação pessoal e profissional, demonstrando ser um recurso metodológico relevante para a atenção e promoção de cuidados em saúde mental no ensino superior.

Palavras-chave: Educação superior; estudantes; processos grupais; saúde mental; saúde do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Rossato, Universidade de São Paulo - USP. Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP, do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural e Processos Psicossociais, da Universidade Federal de Catalão.

Patrícia Paiva Carvalho, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP; Graduada em Psicologia pela Universidade de Uberaba - Uniube (2005); Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Comportamental e Cognitiva (UFU); Especialista em Pedagogia: Expressão Ludocriativa (UNIUBE). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP, desenvolvendo ações em interface com a Psicologia da Saúde e Saúde Pública. Atua como psicóloga de referência da Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital de Clínicas da UFTM e como preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - Programa de Saúde do Adulto da UFTM.

Deise Coelho de Souza, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e em Neuropsicologia pelo Instituto de Pós-graduação - IPOG (Ribeirão Preto). Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP. Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP.

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicólogo pela Universidade de Franca (1998), Mestre em Psicologia Clínica (2000) e Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência (2005), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor Associado 2 do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar, parceria com Universidade Federal do Tocantins (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Lattes-CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise da UFTM e do DelARTES - Desenvolvimento humano: linguagens, arte e estética, da UnB (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Lattes-CNPq). Avaliador de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (desde 2006). Revisor de periódicos de nível nacional e internacional. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia, Estética e Arte, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do psicólogo, Psicologia Clínica, psicoterapia psicanalítica, desenvolvimento humano, tecnologias de informação e de comunicação baseadas na internet, linguagem cinematográfica e universidade.

Fabio Scorsolini-Comin, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP e do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE-USP e da EERP-USP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017), na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). É Livre-Docente nas áreas de Psicologia da Saúde, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Como Citar

ROSSATO, L.; CARVALHO, P. P. .; SOUZA, D. C. de .; SANTEIRO, T. V. .; SCORSOLINI-COMIN, F. . Acolhimento de vivências universitárias de estudantes de Psicologia: relato de uma experiência com grupos operativos. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 4, p. 1028–1042, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.1028-1042.2753. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2753. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas