A Literatura como potencializadora de discussões no campo da educação: os saberes de Edgar Morin em discussão no livro Holy Cow: uma Fábula Animal

Autores

  • Luize Castro Garim
  • Rafael Montoito IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.381-390.1117

Palavras-chave:

Literatura, saberes, educação, interdisciplinaridade, Edgar Morin.

Resumo

Partindo das ideias de Maria (2009) e Farias (2006) sobre a literatura ter potencialidade para comunicar-se diretamente com os leitores e, por isso, suscitar neles pensamentos diversos, este texto faz, num viés interdisciplinar, um exercício desta aposta pedagógica ao colocar, lado a lado, as teorias de Edgar Morin com o livro Holy Cow (2016), de David Duchovny. O objetivo deste artigo é comparar alguns pontos do livro de Duchovny com quatro dos saberes necessários a uma educação do futuro, de Morin, demonstrando como o ensino desses pode modificar em crianças e adolescentes a forma de enfrentarem os dilemas impostos na sociedade globalizada. Holy Cow presta-se para a exploração das abstrações de Morin, pois descreve as experiências de três animais que, com comportamentos humanizados, confrontam a realidade do século XXI. Viajando para a Turquia, Israel e Índia, os personagens vivenciam situações que expõem o leitor a temas (como a intolerância cultural, religiosa e étnica) debatidos e refletidos por Morin, os quais, se pensados por meio da roupagem literária, podem ser mais facilmente compreendidos pelos alunos, além de mais convidativos para uma discussão em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luize Castro Garim

Bacharel em Direito (UFPel)

Especialista em Direito Constitucional (Complexo Educacional Damásio de Jesus)

Rafael Montoito, IFSul

Graduado em Matemática (UFPel, Pelotas)

Mestre em Educação Matemática (UFRN, Natal)

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP, Bauru)

Pós-doutor pelo Department of English Literature (University of Birmingham, Inglaterra)

Professor do Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (IFSUL) e do Mestrado em Educação Matemática (UFPel)

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

GARIM, L. C.; MONTOITO, R. A Literatura como potencializadora de discussões no campo da educação: os saberes de Edgar Morin em discussão no livro Holy Cow: uma Fábula Animal. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 381–390, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.381-390.1117. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1117. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)