Aprofundamento teórico-metodológico da resolução de problemas na formação de professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.96-114.1031Keywords:
Formação de professores, Metodologia de Resolução de problemas, Ensino de Ciências.Abstract
Neste trabalho relata-se uma investigação realizada com professores de Ciências da Natureza em que se discutem aspectos observados nos contextos das aulas de Ciências a partir da proposta de utilização da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica. O objetivo foi verificar como os professores colocam em prática aspectos trabalhados no curso de formação. Para isso, foram observadas e analisadas as aulas de cinco professores de Ciências da Natureza. Constatou-se que os professores apesar de compreenderem que a Resolução de Problemas traz benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, não utilizavam a metodologia em suas salas de aula. A formação permitiu o aprimoramento das práticas profissionais dos professores e a constituição de uma base teórica de sustentação dessas práticas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.