Um estudo sobre a formação integrada do aluno na perspectiva dos professores

Autores

  • Ketlin Kroetz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Glauce Agnes Balestrin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.822-833.885

Palavras-chave:

Formação de professores. Docência. Ensino Médio Integrado.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar as concepções que orientam o professor que atua na educação profissional integrada ao Ensino Médio. Trata-se de um estudo de caso, envolvendo sete professores que ministram as disciplinas de natureza técnica no Curso Técnico Integrado do Instituto Educacional de Educação Ciências e Tecnologia de São Paulo – IFSP, do campus de Bragança Paulista/SP. Identificou-se que a maioria dos docentes tem consciência dos objetivos propostos para formação do seu aluno, presentes em documento de bases legais, pois compreendem a necessidade de formar um indivíduo capacitado para analisar criticamente o meio no qual está inserido, tornando-se um atuante. Além disso, foi possível perceber uma captura por parte dos professores pelo pensamento dominante de como deve ser e agir um professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketlin Kroetz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Glauce Agnes Balestrin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

KROETZ, K.; BALESTRIN, G. A. Um estudo sobre a formação integrada do aluno na perspectiva dos professores. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 822–833, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.822-833.885. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/885. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.