Matemática e arte: uma proposta de modelagem com a utilização do software Grafeq

Autores

  • Ketlin Kroetz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Clarissa Coragem Ballejo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.672-685.848

Palavras-chave:

matemática e arte, grafeq, modelagem

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma proposta de ensino que contempla uma sequência de atividades destinadas à segunda série do Ensino Médio, envolvendo arte e matemática, por meio da utilização do software GrafEq. Utiliza como referencial a teoria Construcionista de Seymour Papert (1994) e apresenta a proposta utilizando como fundamento as etapas de modelagem propostas por Biembengut e Hein (2010), divididas em três partes denominadas, interação (percepção e apreensão); matematização (compreensão e explicação); e modelo matemático (significação e modelação).

Palavras-chave: matemática e arte; GrafEq; modelagem matemática.

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Biografia do Autor

Ketlin Kroetz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda e Mestre em Educação em Ciências no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

clarissaballejo@gmail.com

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

KROETZ, K.; CORAGEM BALLEJO, C. Matemática e arte: uma proposta de modelagem com a utilização do software Grafeq. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 672–685, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.672-685.848. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/848. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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