Singularidades do Turnen nas escolas de Pelotas/RS (1880-1920)

Autores

  • Alice Beatriz Assmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3134

Palavras-chave:

Educação Física, Ginástica, Higiene, Imigrantes Alemães

Resumo

Esta investigação histórica tem por objetivo compreender as singularidades do Turnen em escolas de Pelotas, nas décadas de 1880 a 1920. O estado do Rio Grande do Sul destaca-se sobremaneira em relação a outros estados do Brasil no que se refere ao Turnen. Afora a capital, Porto Alegre, a cidade de Pelotas apresenta-se como um caso particular com relação ao Turnen no estado. De viés regional, enfoca um espaço e tempo específicos, buscando ampliar a compreensão do processo de introdução e difusão de métodos ginásticos em escolas do Rio Grande do Sul. As categorias da análise figuracional, de Norbert Elias, possibilitaram identificar aproximações e distanciamentos dos códigos estabelecidos pela “boa sociedade” do Turnen, associados às intencionalidades do ensino escolar.

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Biografia do Autor

Alice Beatriz Assmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Especialista em Jornalismo Esportivo (UFRGS). Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Membro da Academia Olímpica Internacional. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Socioculturais do Esporte e da Educação Física; Educação Física Escolar; História do Esporte e da Educação Física; Ginástica; Estudos Olímpicos e Paraolímpicos; Esportes Adaptados; Educação Física Inclusiva.

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2022). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Professora de Educação Física na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Polesello (2020 - atual). Membro do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Integrante do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OEPES/UFRGS). Integrante do Centro de Memória do Esporte (CEME/UFRGS). Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Filiada à Associação Nacional de História (ANPUH). Filiada à International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES). Membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (APB), braço científico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atua e desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nas seguintes áreas: Estudos históricos e socioculturais das Práticas Corporais, do Esporte, da Educação Física, do Lazer, Esporte Paralímpico e Adaptado, Educação Física Escolar, Metodologias de pesquisa e de ensino da Educação Física e Formação de professores(as) de Educação Física.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OSPES) da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa NEHME - Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física. Desenvolve estudos históricos e socioculturais sobre esporte, educação física, esporte paralímpico; esporte adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e para pessoas surdas.

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Publicado

2025-09-27

Como Citar

ASSMANN, A. B. .; BEGOSSI, T. D.; MAZO, J. Z. Singularidades do Turnen nas escolas de Pelotas/RS (1880-1920). Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3134. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3134. Acesso em: 9 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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