Singularidades do Turnen nas escolas de Pelotas/RS (1880-1920)
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3134Palavras-chave:
Educação Física, Ginástica, Higiene, Imigrantes AlemãesResumo
Esta investigação histórica tem por objetivo compreender as singularidades do Turnen em escolas de Pelotas, nas décadas de 1880 a 1920. O estado do Rio Grande do Sul destaca-se sobremaneira em relação a outros estados do Brasil no que se refere ao Turnen. Afora a capital, Porto Alegre, a cidade de Pelotas apresenta-se como um caso particular com relação ao Turnen no estado. De viés regional, enfoca um espaço e tempo específicos, buscando ampliar a compreensão do processo de introdução e difusão de métodos ginásticos em escolas do Rio Grande do Sul. As categorias da análise figuracional, de Norbert Elias, possibilitaram identificar aproximações e distanciamentos dos códigos estabelecidos pela “boa sociedade” do Turnen, associados às intencionalidades do ensino escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


