Seminário integrado e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

relato de uma prática no Ensino Médio Integrado de Técnico em Controle Ambiental

Autores

  • Renata Porcher Scherer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul
  • Luciana Rodrigues Nogueira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul
  • Sandra Machado Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2916

Resumo

O presente trabalho constitui-se num relato sobre uma experiência pedagógica de seminário integrado, realizada no âmbito de um curso de Ensino Médio Integrado controle ambiental. O trabalho proposto ocorreu de forma interdisciplinar, envolvendo cinco componentes curriculares tendo como conteúdo integrador os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As perspectivas teóricas e metodológicas que sustentaram o trabalho desenvolvido foram os estudos acerca do ensino médio Integrado a as estratégias ativas baseadas na metodologia da contextualização da aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido ao longo do ano de 2021 com duas turmas de primeiro ano, sendo que, devido à pandemia de COVID-19, foi realizado totalmente na modalidade emergencial de ensino remoto. Ao final da reflexão, aponta-se para a importância de trabalhos interdisciplinares e para o papel dos jovens na construção de uma educação mais democrática e sustentável em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Porcher Scherer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL  Campus Sapucaia do Sul. Docente no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede - ProfEPT. Doutora em Educação. 

Luciana Rodrigues Nogueira , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL  Campus Camaquã. Bacharel em Engenharia em Bioprocessos e Biotecnologia, mestre em Fisiologia Vegetal, doutora em Qualidade Ambiental. 

Sandra Machado , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL  Campus Camaquã. Mestre em Educação e Doutoranda pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

PORCHER SCHERER, R.; RODRIGUES NOGUEIRA , L. .; MACHADO , S. . Seminário integrado e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: relato de uma prática no Ensino Médio Integrado de Técnico em Controle Ambiental . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–9, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2916. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2916. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)