Qualidade de vida de professores de Educação Física do Ensino Superior da mesorregião Grande Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.829-841.2349Resumo
Analisar a qualidade de vida, considerando as características pessoais e profissionais de professores de Educação Física atuantes no Ensino Superior. A amostra foi constituída por 93 professores de Educação Física do ensino superior da mesorregião da Grande Florianópolis, estado de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada de forma on-line, com a utilização de um questionário de caracterização dos professores e o Whoqol-bref. Na análise estatística, foi empregado análise descritiva (frequência absoluta e relativa) e inferencial (Qui-quadrado, Prova U de Mann Whitney e Kruskal-Wallis). As informações obtidas revelaram que os professores do ensino superior apresentaram escores positivos na avaliação geral da qualidade de vida. O domínio relações sociais foi avaliado mais positivamente, enquanto o domínio meio ambiente foi percebido como o mais afetado negativamente.
Palavras-chave: Qualidade de vida; professores; Educação Física; Ensino Superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.