O saber sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na Agricultura Familiar vinculada à Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), Canguçu, RS

Autores

  • Reges Echer Universidade Federal de Pelotas
  • Carlos Rogério Mauch Universidade Federal de Pelotas
  • Gustavo Heiden EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Fernanda Doring Krumreich EFASUL - Escola Família Agrícola da Região Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.635-655.2109

Resumo

A oferta alimentar no planeta está restrita a poucas plantas. Estima-se que 30 mil espécies poderiam ser utilizadas na alimentação. Porém, este conhecimento vem sendo perdido na medida que as comunidades tradicionais desaparecem. O presente trabalho teve como objetivo conhecer e registrar as plantas alimentícias não convencionais (PANC) que são reconhecidas ou utilizadas por agricultores familiares vinculados à EFASUL. Foram realizadas entrevistas para listar as PANC, bem como as formas de usos e coletas botânicas para a identificação. Foram citadas 129 espécies pertencentes a 55 famílias. As mais citadas foram Ananas bracteatus, Butia odorata, Eugenia uniflora, Psidium cattleianum e Syagrus romanzoffiana. A principal forma de consumo é ao natural, seguida por saladas e sucos. Frutos são a parte mais utilizada, seguido de folhas e flores. O registro destes saberes abre portas para novas pesquisas sobre o uso tradicional da biodiversidade local e avaliações de compostos bioativos. A busca para salvaguardar e divulgar as informações promove e valoriza a cultura e biodiversidade local, contribui com a soberania e segurança alimentar dos povos tradicionais e das futuras gerações.

Palavras-chave: Educação do campo; etnoconhecimento; agricultura familiar; agrobiodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

ECHER, R.; ROGÉRIO MAUCH, C.; HEIDEN, G.; DORING KRUMREICH, F. . O saber sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) na Agricultura Familiar vinculada à Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL), Canguçu, RS. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 635–655, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.635-655.2109. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2109. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)