A Literatura como potencializadora de discussões no campo da educação: os saberes de Edgar Morin em discussão no livro Holy Cow: uma Fábula Animal
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.381-390.1117Palavras-chave:
Literatura, saberes, educação, interdisciplinaridade, Edgar Morin.Resumo
Partindo das ideias de Maria (2009) e Farias (2006) sobre a literatura ter potencialidade para comunicar-se diretamente com os leitores e, por isso, suscitar neles pensamentos diversos, este texto faz, num viés interdisciplinar, um exercício desta aposta pedagógica ao colocar, lado a lado, as teorias de Edgar Morin com o livro Holy Cow (2016), de David Duchovny. O objetivo deste artigo é comparar alguns pontos do livro de Duchovny com quatro dos saberes necessários a uma educação do futuro, de Morin, demonstrando como o ensino desses pode modificar em crianças e adolescentes a forma de enfrentarem os dilemas impostos na sociedade globalizada. Holy Cow presta-se para a exploração das abstrações de Morin, pois descreve as experiências de três animais que, com comportamentos humanizados, confrontam a realidade do século XXI. Viajando para a Turquia, Israel e Índia, os personagens vivenciam situações que expõem o leitor a temas (como a intolerância cultural, religiosa e étnica) debatidos e refletidos por Morin, os quais, se pensados por meio da roupagem literária, podem ser mais facilmente compreendidos pelos alunos, além de mais convidativos para uma discussão em sala de aula.
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