Aprofundamento teórico-metodológico da resolução de problemas na formação de professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.96-114.1031Palavras-chave:
Formação de professores, Metodologia de Resolução de problemas, Ensino de Ciências.Resumo
Neste trabalho relata-se uma investigação realizada com professores de Ciências da Natureza em que se discutem aspectos observados nos contextos das aulas de Ciências a partir da proposta de utilização da metodologia de Resolução de Problemas na Educação Básica. O objetivo foi verificar como os professores colocam em prática aspectos trabalhados no curso de formação. Para isso, foram observadas e analisadas as aulas de cinco professores de Ciências da Natureza. Constatou-se que os professores apesar de compreenderem que a Resolução de Problemas traz benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, não utilizavam a metodologia em suas salas de aula. A formação permitiu o aprimoramento das práticas profissionais dos professores e a constituição de uma base teórica de sustentação dessas práticas.
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