Gestão Escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista

desafios e estratégias

Authors

  • Gabriel Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS - Brasil
  • Willian Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4209

Keywords:

Gestão escolar, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão educacional, Formação de professores, Políticas Públicas

Abstract

Este estudo aborda o papel da gestão escolar na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando as práticas e estratégias que podem facilitar o processo educacional para professores, funcionários e famílias. O objetivo geral é analisar como a gestão escolar pode promover um ambiente mais acolhedor e eficaz para alunos com TEA, identificando práticas que auxiliem na capacitação de professores e na implementação de políticas inclusivas. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, com base em artigos científicos, livros, documentos oficiais e legislações relacionadas ao tema. Os resultados indicam que a formação continuada de professores, a criação de políticas inclusivas e a colaboração entre escola, família e comunidade são fundamentais para a inclusão efetiva desses alunos. Conclui-se que a gestão escolar desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente educacional adaptado às necessidades dos alunos com TEA, contribuindo para seu desenvolvimento acadêmico e social. Este estudo busca oferecer subsídios para gestores escolares, professores e formuladores de políticas, visando a construção de um sistema educacional mais inclusivo e equitativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS - Brasil

Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Educador Musical.

Willian Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS - Brasil.

Doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Psicólogo no Instituto Federal Sul-rio-grandense, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

Published

2025-12-17

How to Cite

Lopes, G. ., & Guimarães, W. (2025). Gestão Escolar e inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista: desafios e estratégias. Revista Ação E Reflexão, 3. https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4209

Issue

Section

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS HUMANAS