O papel da gestão escolar na implementação de políticas de diversidade sexual e de gênero nas escolas públicas

Autores

  • Suzana de Moura Einloft Salles Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS – Brasil.
  • Willian Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4205

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Diversidade Sexual, Gênero, Inclusão, Políticas Educacionais, Educação Pública

Resumo

A gestão escolar desempenha um papel crucial na implementação de políticas de diversidade sexual e de gênero nas escolas públicas de ensino básico. Este estudo busca compreender o papel dos gestores escolares nesse contexto, investigando como eles interpretam, adaptam e executam as diretrizes que garantem um ambiente escolar inclusivo e seguro para todos. A pesquisa é de natureza bibliográfica e explicativa, com ênfase na análise de documentos oficiais, teorias educacionais e estudos anteriores sobre o tema. A pesquisa aponta que, apesar dos avanços nas políticas educacionais, ainda existem desafios significativos na promoção de um ambiente escolar inclusivo, destacando o papel fundamental da gestão escolar na superação dessas barreiras.

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Biografia do Autor

Suzana de Moura Einloft Salles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS – Brasil.

Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade de Passo Fundo (1990). Realizou Curso de Pós Graduação-Lato Sensu- Especialização em Psicopedagogia, realizada no período de maio de 1995 a maio de 1997 na Universidade de Passo Fundo. Atuou como professora de currículo séries iniciais e professora de artes (área de atuação cênica) no Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo de 1989 a 2008, quando ingressou no concurso público do município de Passo Fundo. Também é concursada pelo Estado do Rio Grande do Sul desde 1994, atuando como professora, coordenadora e vice-diretora. No ano de 1999 atuou como Orientadora Educacional na Sociedade Educacional Garra, por dois anos.

Willian Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS - Brasil.

Doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Psicólogo no Instituto Federal Sul-rio-grandense, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

de Moura Einloft Salles, S. ., & Guimarães, W. (2025). O papel da gestão escolar na implementação de políticas de diversidade sexual e de gênero nas escolas públicas. Revista Ação E Reflexão, 3. https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4205

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS HUMANAS

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