A construção de representações por meio da leitura extensiva em um curso de formação de professores em língua inglesa

Autores/as

Palabras clave:

Leitura extensiva, construção de representações, formação de leitores, formação de professores, língua estrangeira

Resumen

A leitura extensiva em língua estrangeira é uma abordagem ainda pouco explorada na educação brasileira de forma geral. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida essa abordagem pode auxiliar na formação do leitor, tanto no ganho de fluência na leitura quanto na compreensão do texto. Para tanto, foi transcrita e analisada uma aula de leitura extensiva para professores brasileiros de língua inglesa no exterior (Estados Unidos da América), na qual o texto literário A pérola, de John Steinbeck, foi utilizado. Com o auxílio da teorização da construção de representações, de Judith Langer (2005), buscaram-se evidências que demonstrassem o desenvolvimento do raciocínio literário neste público leitor. As análises feitas indicam que a leitura extensiva constitui-se em uma abordagem que facilita sobremaneira o desenvolvimento do pensamento literário e, por conseguinte, estimula a formação de um leitor crítico e consciente, capaz de construir representações, isto é, capaz de desenvolver compreensões profundas sobre e a partir do texto literário.  

Biografía del autor/a

  • Roberta Macedo Ciocari, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Câmpus Passo Fundo/RS - Brasil.

    Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (1996) e graduação em Letras - Língua Inglesa pela Universidade de Passo Fundo (1997); especialização em Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira (2000) e mestrado em Letras (Estudos linguísticos) pela Universidade de Passo Fundo (2005). Tem experiência no ensino de língua inglesa nos níveis básico, intermediário, avançado e em ESP (English for Specific Purposes). É professora de língua inglesa no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, campus Passo Fundo, nos cursos de Informática e Mecânica.

Publicado

2024-05-02

Número

Sección

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Cómo citar

A construção de representações por meio da leitura extensiva em um curso de formação de professores em língua inglesa. (2024). Revista Ação E Reflexão, 2. https://periodicos.ifsul.edu.br/acaoereflexao/article/view/3556

Artículos similares

1-10 de 12

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.