Uso do documentário para formação de profissionais da educação no atendimento a alunos com epilepsia

Autores

  • Fabiane Beletti da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde http://orcid.org/0000-0002-0657-6209
  • Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus CaVG http://orcid.org/0000-0001-7408-6124
  • Ivonete Medianeira Pinto Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.812-830.1283

Palavras-chave:

Epilepsia, Estigma, Escola, Tecnologias, Documentário

Resumo

A epilepsia carrega consigo um estigma milenar. A situação se agrava quando o ambiente escolar é considerado, pois grande parte dos profissionais da educação não possuem informações sobre as implicações pedagógicas da condição, bem como a forma correta de prestar socorro. Com a intenção de verificar a existência de informações a respeito de estratégias para redução do estigma na epilepsia, realizou-se uma pesquisa com palavras-chave específicas sobre este assunto em três dos principais mecanismos de busca da WEB. A busca evidenciou a escassez de informações sobre o tema provenientes de fontes acadêmico-científicas, respaldando o objetivo principal deste trabalho. Os resultados da pesquisa apontaram que o método adotado para divulgação de informações sobre epilepsia, qual seja, a produção e exibição de um audiovisual, do gênero documentário, mostrou-se adequado em função das metas do projeto. Para fins de avaliação do produto foi aplicado um questionário para os sujeitos participantes. A pesquisa evidenciou os equívocos que permeiam o cotidiano das pessoas com epilepsia e a utilidade do documentário como ferramenta metodológica na transmissão de informações de temas relevantes.

Palavras-chave: Epilepsia; estigma; escola; tecnologias; documentário.

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Biografia do Autor

Fabiane Beletti da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas.

Mestre em Ensino pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus CaVG.

Designer Instrucional com ênfase em Acessibilidade Digital

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

da Silva, F. B., Ferreira Filho, R. C. M., & Pinto, I. M. (2020). Uso do documentário para formação de profissionais da educação no atendimento a alunos com epilepsia. Revista Thema, 17(3), 812-830. https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.812-830.1283

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

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