Gestão da Educação Municipal: perspectivas, desafios e a plataforma Conviva Educação no município de Cachoeira do Sul/RS

Autores

  • Carla da Luz Zinn Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisiane Machado Lunardi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.212-232.1051

Palavras-chave:

Gestão da Educação Municipal, Sistema Municipal de Ensino, Plataforma Conviva Educação.

Resumo

O Brasil, enquanto país federativo compartilha o poder com cada ente que tem competência própria, ficando a cargo dos estados e municípios a efetivação do direito à educação básica. Nesta seara, o objetivo deste estudo é de analisar indicadores de qualidade da gestão educacional do município de Cachoeira do Sul/RS, a partir dos dados gerados pela Plataforma Conviva. Como metodologia o estudo está ancorado na abordagem qualitativa, com análise documental dos seguintes marcos legais: Constituição Federal/CF 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN 1996, Plano Nacional de Educação/PNE 2014, além das leis municipais de Cachoeira do Sul/RS, Bordignon (2013), relatórios de gestão e diagnóstico da gestão da educação municipal gerado pela Plataforma Conviva Educação. A partir dos dados encontrados, aponta-se como desafios da gestão da educação municipal de Cachoeira do Sul/RS: a oferta da educação infantil, a permanência e o sucesso na aprendizagem dos estudantes. Da análise realizada, conclui- se que o Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS possui, em suas diferentes dimensões da gestão, ações prioritárias para serem desenvolvidas e consolidadas na organização da autonomia municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla da Luz Zinn, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Pedagogia - Habilitação em Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2008) e especialização em Organização Pedagógica da Escola: Gestão Escolar - UNINTER. Atualmente é Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Coordenadora da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Fórum Municipal de Educação e Vice-Coordenadora Regional da AMCENTRO/UNCME RS. Tem experiência na área da Educação, principalmente nos temas: gestão escolar, educação infantil e organização pedagógica da escola. É pesquisadora do Grupo REDES de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional/CNPq - UFSM.

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas, gestão da escola básica e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações nos processos de gestão educacional e formação de professores. Participante do Grupos de Pesquisa ELOS/GESTAR/UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Zinn, C. da L., & Lunardi, E. M. (2019). Gestão da Educação Municipal: perspectivas, desafios e a plataforma Conviva Educação no município de Cachoeira do Sul/RS. Revista Thema, 16(1), 212-232. https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.212-232.1051

Edição

Seção

Ciências Humanas