Gestão da Educação Municipal: perspectivas, desafios e a plataforma Conviva Educação no município de Cachoeira do Sul/RS

Carla da Luz Zinn, Elisiane Machado Lunardi

Resumo


O Brasil, enquanto país federativo compartilha o poder com cada ente que tem competência própria, ficando a cargo dos estados e municípios a efetivação do direito à educação básica. Nesta seara, o objetivo deste estudo é de analisar indicadores de qualidade da gestão educacional do município de Cachoeira do Sul/RS, a partir dos dados gerados pela Plataforma Conviva. Como metodologia o estudo está ancorado na abordagem qualitativa, com análise documental dos seguintes marcos legais: Constituição Federal/CF 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDBEN 1996, Plano Nacional de Educação/PNE 2014, além das leis municipais de Cachoeira do Sul/RS, Bordignon (2013), relatórios de gestão e diagnóstico da gestão da educação municipal gerado pela Plataforma Conviva Educação. A partir dos dados encontrados, aponta-se como desafios da gestão da educação municipal de Cachoeira do Sul/RS: a oferta da educação infantil, a permanência e o sucesso na aprendizagem dos estudantes. Da análise realizada, conclui- se que o Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS possui, em suas diferentes dimensões da gestão, ações prioritárias para serem desenvolvidas e consolidadas na organização da autonomia municipal.

Palavras-chave


Gestão da Educação Municipal; Sistema Municipal de Ensino; Plataforma Conviva Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.16.2019.212-232.1051

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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