Percepção da avaliação no Ensino Médio Politécnico em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio grande do Sul

Autores

  • Elisane Ortiz de Tunes Pinto Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Marcos André Betemps Vaz da Silva Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Valesca de Matos Duarte Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Mesko
  • Cristina de Souza Dutra Coordenadoria do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ilis Angela Wickboldt Manetti

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.717-733.877

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino Médio Politécnico, Formação Continuada.

Resumo

No Estado do Rio Grande do Sul foi implantado o Ensino Médio Politécnico por parte do governo do RS no ano de 2012. Neste relato apresenta-se uma análise sobre a forma como ocorreu o processo de apropriação sobre a avaliação do ensino politécnico na escola, bem como investigou-se os instrumentos e metodologias adotadas. Procurou-se verificar como se deu a atuação docente, no que se refere às atribuições de conceitos por áreas de conhecimento e se o sistema de avaliação por conceitos e pareceres representa ou não avanço no processo de ensino e aprendizagem para os professores. Para análise dos resultados foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e percebeu-se que a implantação do Ensino Médio Politécnico trouxe muitos avanços para o desenvolvimento das atividades de ensino, entretanto, o processo de formação continuada dos professores não ocorreu de forma adequada e vários outros discursos surgiram de forma a qualificar os resultados deste relato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisane Ortiz de Tunes Pinto, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Pedagoga, mestre em Ensino com ênfase em Tecnologias na Educação. Supervisora Pedagógica no Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas-Visconde da Graça. Professora do ensino básico na rede municipal de ensino de Pelotas, lotada no Colégio Municipal Pelotense.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

ORTIZ DE TUNES PINTO, E.; BETEMPS VAZ DA SILVA, M. A.; DE MATOS DUARTE, V.; DE SOUZA DUTRA, C.; WICKBOLDT MANETTI, I. A. Percepção da avaliação no Ensino Médio Politécnico em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio grande do Sul. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 717–733, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.717-733.877. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/877. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)