Dificuldades e carências na aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental e suas implicações no conhecimento da Geometria

Autores

  • Vanessa Dummer Marques Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça http://orcid.org/0000-0002-4734-5052
  • Claudia Rosana da Costa Caldeira Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas/RS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.403-413.851

Palavras-chave:

Dificuldades no ensino-aprendizado, Geometria, Matemática,

Resumo

Enquanto docente da disciplina de Desenho Técnico, que estuda conceitos de Geometria plana e espacial relacionados à Matemática do Ensino Fundamental, em Cursos Técnicos integrados com o Ensino Médio no IFSUL/CaVG, foi possível perceber dificuldades dos alunos ao longo da aprendizagem da Geometria. Diante a isso, o objetivo do presente trabalho foi verificar fatores que dificultam o ensino-aprendizado da Geometria no Ensino Fundamental. Para tal, realizou-se um estudo de caso através de questionário semiestruturado aplicado a 25 alunos, escolhidos aleatoriamente, de turmas da disciplina de Desenho Técnico do primeiro ano do Ensino Médio integrado com o Ensino Técnico no IFSul/CaVG. A partir deste, concluiu-se que o principal fator, apontado pelos alunos, como causador de falhas no ensino da Geometria relacionada à Matemática no Ensino Fundamental, está relacionado às metodologias adotadas pelos docentes, onde os alunos as consideram desinteressantes ou até mesmo ultrapassadas, e ainda, indicam que o conteúdo da disciplina é muito difícil e que o fato de não conseguirem visualizar a importância deste no seu dia a dia prejudica o aprendizado, pois os torna desinteressantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Dummer Marques, Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça

Doutoranda em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Agronomia - Ciência dos Solos pela Universidade Federal de
Pelotas (UFPel/RS - 2013), Pós-Graduada - Lato Senso, em nível de Especialização, no Programa de Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-
Grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSUL/CaVG - 2016), Engenheira Civil pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel/RS - 2013) e também Engenheira Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS - 2009) e ainda, técnica em Desenho Industrial pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Pelotas
(IFSUL/Pelotas - 2002). Atualmente atua como Coordenadora e Professora Assistente nas disciplinas de Introdução a Engenharia Civil e Desenho Técnico I e II no Curso Superior de Engenharia Civil da Faculdade João Paulo II, na cidade de Pelotas/RS e Tutora EaD no curso Superior em Engenharia Civil pela Faculdade Anhanguera Pelotas, como Engenheira autônoma com Consultorias e Projetos na área da Construção Civil e como Engenheira Civil responsável pela Empresa - Ellabore Consultoria (Pelotas/RS), com consultoria em projetos civis e regulamentações. Já atuou como Professora Substituta das disciplinas de Desenho Técnico, Operações Unitárias, Metodologia da Pesquisa e Educação Ambiental para os cursos de nível Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Sul -rio-grandense - campus Pelotas - Visconde da Graça entre os anos de 2015 a 2017, como Engenheira responsável por construções civis, padrão minha casa minha vida do Governo Federal e como Engenheira responsável pela execução de condomínios
residenciais de alto padrão na Empresa Alphaville Urbanismo. Possui demais experiências com desenvolvimento de projetos gráficos em Agroindústria alimentícia e também com docência em escola de informática com software gráfico e de desenho técnico.

Claudia Rosana da Costa Caldeira, Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas/RS

Possui graduação em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG- 1986). Especialização em Matemática Pura pela Universidade Federal de Pelotas(UFPEL-1988), curso de Aperfeiçoamento em Informática Educativa (SEC-RS 2001) e Mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS- 2013). Atua como professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense.Atuou na coordenação do Laboratório de Informática Educativa do Colégio Municipal Pelotense. Atua na Licenciatura em Computação e em cursos de formação continuada para professores de Ciências e Matemática como membro do Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática (NECIM) .Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Atua como professora do curso de pós-graduação em Ciências e Tecnologia da Educação., Câmpus CAVG-IFSUL.Coordenadora de Área do PIBID-IFSUL-Licenciatura em Computaação.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

MARQUES, V. D.; CALDEIRA, C. R. da C. Dificuldades e carências na aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental e suas implicações no conhecimento da Geometria. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 403–413, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.403-413.851. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/851. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)