Desenvolvimento de um aplicativo pedagógico como tecnologia de informação e comunicação móvel para a disciplina de desenho técnico

Autores

  • Laurett de Brum Mackmill Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal Sul-Rui-grandese http://orcid.org/0000-0001-6884-3141
  • Vanessa Dummer Marques Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal Sul-Rui-grandese
  • Daiane Aparecida Krewer Instituto Federal Sul-Rui-grandese
  • Letícia Ramon de Medeiros Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal Sul-Rui-grandese
  • Cláudia Costa Caldeira Instituto Federal Sul-Rui-grandese

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.212-224.390

Palavras-chave:

Aplicativo, desenho técnico, Tecnologias na educação

Resumo

O objetivo desse trabalho é desenvolver um aplicativo pedagógico como tecnologia de informação e comunicação móvel com acesso à Internet, a fim de auxiliar a disciplina de Desenho Técnico nas escolas da rede pública. O projeto foi executado pelas alunas da especialização em Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense, nos meses de junho e julho de 2016, como parte da disciplina de Informática para Educadores. Para desenvolver o aplicativo, utilizou-se um site gratuito, denominado Appy pie, o qual apresenta uma interface intuitiva para criar novos apps em plataformas como IOS, Android e Windows Mobile. O aplicativo gerado visou tornar-se uma ferramenta de complementariedade do ensino de Desenho Técnico, sendo um facilitador na pesquisa de diferentes tópicos, porém não são todos que se adaptam à nova tecnologia, devido à dicotomia das escolas, gerando um entrave educacional para a realização de testes do aplicativo. Contudo, o software teve boa aceitação pelo corpo docente da Instituição Federal Sul-rio-grandense, podendo ser, futuramente, inserido na grade da disciplina, como assessório de consulta, visto que estimula a pró-atividade do educando em tarefas extra classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurett de Brum Mackmill, Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal Sul-Rui-grandese

Graduada em Mecânica Industrual pelo Cefet e em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense-campus Visconde da Graça e mestranda no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar pela Universidade Federal de Pelotas.

Vanessa Dummer Marques, Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal Sul-Rui-grandese

Graduada em engenharia agrícola e civil, especialista em ciências e tecnologia da Educação e mestre em Agronomia.

Daiane Aparecida Krewer, Instituto Federal Sul-Rui-grandese

Bióloga e especialista em ciências e tecnologias da Educação

Letícia Ramon de Medeiros, Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal Sul-Rui-grandese

Agronoma, especialista em educação e mestre em agronomia

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

MACKMILL, L. de B.; MARQUES, V. D.; KREWER, D. A.; MEDEIROS, L. R. de; CALDEIRA, C. C. Desenvolvimento de um aplicativo pedagógico como tecnologia de informação e comunicação móvel para a disciplina de desenho técnico. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 212–224, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.212-224.390. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/390. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas