Dificuldades e carências na aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental e suas implicações no conhecimento da Geometria
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.403-413.851Palavras-chave:
Dificuldades no ensino-aprendizado, Geometria, Matemática,Resumo
Enquanto docente da disciplina de Desenho Técnico, que estuda conceitos de Geometria plana e espacial relacionados à Matemática do Ensino Fundamental, em Cursos Técnicos integrados com o Ensino Médio no IFSUL/CaVG, foi possível perceber dificuldades dos alunos ao longo da aprendizagem da Geometria. Diante a isso, o objetivo do presente trabalho foi verificar fatores que dificultam o ensino-aprendizado da Geometria no Ensino Fundamental. Para tal, realizou-se um estudo de caso através de questionário semiestruturado aplicado a 25 alunos, escolhidos aleatoriamente, de turmas da disciplina de Desenho Técnico do primeiro ano do Ensino Médio integrado com o Ensino Técnico no IFSul/CaVG. A partir deste, concluiu-se que o principal fator, apontado pelos alunos, como causador de falhas no ensino da Geometria relacionada à Matemática no Ensino Fundamental, está relacionado às metodologias adotadas pelos docentes, onde os alunos as consideram desinteressantes ou até mesmo ultrapassadas, e ainda, indicam que o conteúdo da disciplina é muito difícil e que o fato de não conseguirem visualizar a importância deste no seu dia a dia prejudica o aprendizado, pois os torna desinteressantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.