Dificuldades e carências na aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental e suas implicações no conhecimento da Geometria
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.403-413.851Palavras-chave:
Dificuldades no ensino-aprendizado, Geometria, Matemática,Resumo
Enquanto docente da disciplina de Desenho Técnico, que estuda conceitos de Geometria plana e espacial relacionados à Matemática do Ensino Fundamental, em Cursos Técnicos integrados com o Ensino Médio no IFSUL/CaVG, foi possível perceber dificuldades dos alunos ao longo da aprendizagem da Geometria. Diante a isso, o objetivo do presente trabalho foi verificar fatores que dificultam o ensino-aprendizado da Geometria no Ensino Fundamental. Para tal, realizou-se um estudo de caso através de questionário semiestruturado aplicado a 25 alunos, escolhidos aleatoriamente, de turmas da disciplina de Desenho Técnico do primeiro ano do Ensino Médio integrado com o Ensino Técnico no IFSul/CaVG. A partir deste, concluiu-se que o principal fator, apontado pelos alunos, como causador de falhas no ensino da Geometria relacionada à Matemática no Ensino Fundamental, está relacionado às metodologias adotadas pelos docentes, onde os alunos as consideram desinteressantes ou até mesmo ultrapassadas, e ainda, indicam que o conteúdo da disciplina é muito difícil e que o fato de não conseguirem visualizar a importância deste no seu dia a dia prejudica o aprendizado, pois os torna desinteressantes.
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