Um desejo de aprender: maquinações de uma educação contemporânea

Autores

  • Patrícia Goulart Cavalheiro IFSul - Pelotas Mestranda http://orcid.org/0000-0002-4242-2311
  • Róger Albernaz De Araujo Professor, Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Programa de Pós-Graduação em Educação. http://orcid.org/0000-0003-4531-3134

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.197-212.774

Palavras-chave:

Educação, maquinações, desejo, aprender.

Resumo

Este artigo busca, a partir do contexto de uma educação dita contemporânea, perceber como um tensor o tom de um esgotamento do desejo de aprender. Este, que, por sua vez, sobressai-se das relações escolares, mesmo que se tenha, em princípio, condições biológicas, ditas propícias, para uma boa aprendizagem. Neste sentido, em ressonância à estas questões, busca-se mapear deslocamentos e reverberações do conceito de desejo de Gilles Deleuze e Félix Guattari entre a filosofia e a psicanálise, que diferente de uma oposição, constituem-se em um plano de agenciamentos intensivos, na possibilidade de pensar uma educação envolta em diferentes regimes de relações desejantes. Nesta perspectiva, utiliza-se como procedimentos de pesquisa os conceitos de cartografia e de agenciamento, como possibilidade de problematização e potencialização de uma aprendizagem maquinada por um desejo de diferença, que possa inferir no processo de criação implicado no próprio viver, como forma de produzir, novas estéticas singulares de aprendizagem, naquele que aprende, bem como no próprio processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Goulart Cavalheiro, IFSul - Pelotas Mestranda

Psicóloga pela Universidade Católica de Pelotas. Mestranda do Programa de Pós - graduação - Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia (MPET) do Instituto Federal Sul - Rio - Grandense - Campus Pelotas . Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul - Rio - Grandense. Especialista em intervenção psicanalítica na clínica da infância e adolescência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em Psicologia clínica e Psicologia da educação.

Róger Albernaz De Araujo, Professor, Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Programa de Pós-Graduação em Educação.

Professor, Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Programa de Pós-Graduação em Educação. Representante da Área de Ciências Humanas na Câmara de Pesquisa (IFSul). Líder do Grupo de Pesquisa , Diretório do CNPq/Lattes GEiSSo (Estudos e Interlocuções com o Pensamento: diferença, subjetivação e processos de criação articulados com educação e tecnologia. Mestre em Educação (UFPel, 2002), Doutor em Educação (UFRGS, 2007), Pós-doutor em Educação (UFRGS/PNPD, 2016). Articula um método maquinatório ao pensamento da diferença, na experimentação de processos didático-tradutórios, de invenção e de transcriação curricular, em pesquisas no território da educação.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

CAVALHEIRO, P. G.; DE ARAUJO, R. A. Um desejo de aprender: maquinações de uma educação contemporânea. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 197–212, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.197-212.774. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/774. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)