Letramento no Ensino Fundamental: Percepções de alunos e professores sobre as práticas de ensino de leitura e escrita em uma escola da zona rural de Camaquã

Autores

  • Mayara Wojciechowski Colomby Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo Secretaria Municipal de Educação de Camaquã
  • Rodrigo Klassen Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Charqueadas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.255-268.732

Palavras-chave:

letramento, ensino, leitura, escrita

Resumo

O presente artigo surgiu diante da necessidade de analisar a relação entre as percepções de alunos e professores referentes às metodologias de ensino de Língua Portuguesa que vêm sendo colocadas em prática e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita que visem ao letramento por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para a realização da análise, contamos com a participação de alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e de quatro professores que atuam nos anos iniciais, através do preenchimento de questionários, onde os participantes puderam expressar suas percepções sobre atividades de leitura e escrita propostas na escola, que está localizada na zona rural de Camaquã, RS. A partir da análise das respostas dadas, podemos considerar que as aulas de Língua Portuguesa não estão mais associadas somente ao ensino da gramática, mas também ainda não têm priorizado a realização de atividades que levem a uma condição de letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Wojciechowski Colomby, Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo Secretaria Municipal de Educação de Camaquã

Licenciada em Letras Português

Especialista em Práticas de Ensino - IFSul Camaquã (2017)

Rodrigo Klassen Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Charqueadas

Licenciado em Letras Português e Inglês

Mestre em Educação

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSul Camaquã, de 2014 a 2017 e IFSul Charqueadas, a partir de agosto de 2017).

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

COLOMBY, M. W.; FERREIRA, R. K. Letramento no Ensino Fundamental: Percepções de alunos e professores sobre as práticas de ensino de leitura e escrita em uma escola da zona rural de Camaquã. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 255–268, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.255-268.732. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/732. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes