Letramento no Ensino Fundamental: Percepções de alunos e professores sobre as práticas de ensino de leitura e escrita em uma escola da zona rural de Camaquã

Autores/as

  • Mayara Wojciechowski Colomby Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo Secretaria Municipal de Educação de Camaquã
  • Rodrigo Klassen Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Charqueadas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.255-268.732

Palabras clave:

letramento, ensino, leitura, escrita

Resumen

O presente artigo surgiu diante da necessidade de analisar a relação entre as percepções de alunos e professores referentes às metodologias de ensino de Língua Portuguesa que vêm sendo colocadas em prática e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita que visem ao letramento por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para a realização da análise, contamos com a participação de alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e de quatro professores que atuam nos anos iniciais, através do preenchimento de questionários, onde os participantes puderam expressar suas percepções sobre atividades de leitura e escrita propostas na escola, que está localizada na zona rural de Camaquã, RS. A partir da análise das respostas dadas, podemos considerar que as aulas de Língua Portuguesa não estão mais associadas somente ao ensino da gramática, mas também ainda não têm priorizado a realização de atividades que levem a uma condição de letramento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mayara Wojciechowski Colomby, Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo Secretaria Municipal de Educação de Camaquã

Licenciada em Letras Português

Especialista em Práticas de Ensino - IFSul Camaquã (2017)

Rodrigo Klassen Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Charqueadas

Licenciado em Letras Português e Inglês

Mestre em Educação

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSul Camaquã, de 2014 a 2017 e IFSul Charqueadas, a partir de agosto de 2017).

Publicado

2018-03-01

Cómo citar

COLOMBY, M. W.; FERREIRA, R. K. Letramento no Ensino Fundamental: Percepções de alunos e professores sobre as práticas de ensino de leitura e escrita em uma escola da zona rural de Camaquã. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 255–268, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.255-268.732. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/732. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Linguística, Letras e Artes