A dimensão narrativa da memória de traumas históricos

entre obliterações, manipulações e contra-história(s)

Autores

  • Nathalia Vieira Ribeiro Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3945

Palavras-chave:

Memória, Esquecimento, Trauma histórico, Contra-história

Resumo

Este artigo propõe analisar diferentes teorias sobre a memória, pela perspectiva crítica e dialógica, atentando-se para, sobretudo, as abordagens dos estudiosos pioneiros na temática, no intuito de discutir seus conceitos, atravessados por diferentes autores, no intento de discorrer sobre a dimensão narrativa da memória de traumas históricos. Desse modo, este trabalho trata dos atravessamentos entre as práticas de obliteração e manipulação de reminiscências de eventos traumáticos de dimensão histórica, por meio dos usos e abusos da memória, procurando entender que, assim como a dimensão narrativa da lembrança contribui para os silenciamentos e exclusões na esfera pública, suas contribuições no que se refere especialmente à “contra-história”, podem ser tomadas como ferramentas para a transformação social no presente, por meio da reescrita do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Vieira Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel; Doutoranda pelo mesmo programa. Atualmente, é pesquisadora bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui interesse nas seguintes áreas: Memória, Cartas de presos, Acervos Documentais, Documentos Epistolares e Arquivos Marginais.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

RIBEIRO, N. V. A dimensão narrativa da memória de traumas históricos: entre obliterações, manipulações e contra-história(s). Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–13, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3945. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3945. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas