Storytelling

um estudo de caso no curso Assistente Administrativo do Centro de Formação Profissional SENAI Porto Alegre

Autores

  • Pâmela Cibeli Klug Gauber Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul
  • Camilo Gonçalves da Silva Instututo Federal Sul-rio-grandense - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3497

Palavras-chave:

Storytelling, Método, Engajamento, Motivação

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o impacto do Storytelling como estratégia educacional no contexto do curso de Assistente Administrativo, ministrado no Centro de Formação Profissional SENAI Porto Alegre. A metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica narrativa exploratória, seguida de uma pesquisa de levantamento de dados para explorar as conexões entre a teoria e a prática. Vinte e seis alunos participaram do experimento, que consistiu no desenvolvimento de um projeto, porém, com duas abordagens distintas: uma focada em orientações com base essencialmente técnica e outra aplicando os métodos do Storytelling. O engajamento e a motivação dos alunos foram analisados como indicadores de eficácia da estratégia educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Cibeli Klug Gauber, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Norte do Paraná, com MBA em Gestão de Contabilidade e Finanças Empresariais e especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense. Atualmente, é graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo mesmo instituto e mestranda em Sistemas e Processos Agroindustriais na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Camilo Gonçalves da Silva, Instututo Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Redes de Computadores pela Unirriter(2025). Atualmente é Monitor Educacional da SESI-RS. Tem experiência na área de Matemática. 

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

GAUBER, P. C. K.; DA SILVA, C. G. . Storytelling: um estudo de caso no curso Assistente Administrativo do Centro de Formação Profissional SENAI Porto Alegre. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–10, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3497. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3497. Acesso em: 3 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas