Qualidade Nutricional em Refeições Transportadas no Município de Guarapuava – PR, Brasil

Autores

  • Débora Fernandes Pinheiro Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Vania Schmitt Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3198

Palavras-chave:

Serviços de alimentação, Obesidade, Cardápio

Resumo

Com o aumento da procura por refeições fora de casa e do crescimento de pessoas com excesso de peso, o estudo realizado busca avaliar a qualidade nutricional de refeições transportáveis no município de Guarapuava-PR. Trata-se de uma pesquisa transversal, realizada em três Unidades Produtoras de Refeições (UPR). Foram coletados dados de três refeições transportáveis de cada, para avaliação e comparação com as normas do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e pela Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC). Verificou-se de que em relação ao valor calórico, todas estavam acima do recomendado. No quesito macronutrientes somente a UPR3 estava adequada, as outras continham elevado valor de lipídeos e proteínas, ocorrendo déficit de carboidratos. Na análise qualitativa, a UPR3 obteve os melhores resultados. Com isso, enfatiza-se a necessidade de um nutricionista para elaboração de cardápios em unidades produtoras de refeições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Fernandes Pinheiro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Nutrição, Mestra em Produção Vegetal e Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Vania Schmitt, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduada em Nutrição e em Tecnologia em Gastronomia, Especialista em Docência, Mestra e Doutora em Desenvolvimento Comunitário, e Docente colaboradora do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

PINHEIRO, D. F. .; SCHMITT, V. . Qualidade Nutricional em Refeições Transportadas no Município de Guarapuava – PR, Brasil. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–9, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3198. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3198. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências da Saúde