Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para Arquitetura de Computadores na Educação Profissional Técnica

Autores

  • Alexandre Diefenthaler Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3169

Palavras-chave:

ABP, Metodologias, Autonomia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir das respostas dos alunos sobre a aplicação da metodologia ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas – em parte do conteúdo da disciplina de Arquitetura de Computadores, utilizando uma sequência didática (SD). O artigo também apresenta e analisa os resultados sobre a aplicação da metodologia ABP e a sua possível contribuição para a formação dos alunos do primeiro ano de uma escola técnica pública, situada no município de Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil, durante o período de março a junho de 2022, em parte do conteúdo da disciplina de Arquitetura de Computadores, especificamente, a construção de circuitos lógicos computacionais a partir da interpretação de tabelas lógicas. Foram selecionadas quatro turmas divididas em dois pares em dois turnos, tarde e noite, em que uma de cada par recebeu o conteúdo formatado em uma sequência didática e aplicada em sala de aula conforme a metodologia ABP. A metodologia de pesquisa utilizada foi mista, com métodos quantitativos e qualitativos em um único estudo, buscando analisar as convergências e as divergências dos dados obtidos nas duas turmas com a metodologia ABP, sendo, para isso, utilizado como instrumento de avaliação o questionário, disponibilizado impresso aos alunos após a aplicação da SD. Este artigo analisa as respostas às perguntas do questionário. Os dados são apresentados através de gráficos e discutidos à luz de alguns autores sobre o tema. Por fim, este artigo apresenta as considerações finais e conclusões acerca da percepção dos alunos sobre como o ABP pode influenciar na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Diefenthaler, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui graduação em Engenharia em Sistemas Digitais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007). É mestre em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, também pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2022).Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos. Trabalhou com dedicação exclusiva na Escola Estadual de Ensino Profissional Dr. Solon Tavares como professor das disciplinas de Arquitetura de Computadores, Eletricidade Aplicada, Programação Estruturada em 'C', Programação em Assembly, Programação Orientada a Objetos (java) e Laboratório de Simulação de Circuitos.Trabalhou no desenvolvimento do sistema educacional de gerenciamento online das escolas estaduais do Rio Grande do Sul, ISE - Informatização da Secretaria da Educação - na Procergs - companhia de Processamento de dados do Rio Grande do sul. Atualmente é técnico especializado tecnologia informação - Tribunal Regional Federal da 4 Região, e professor no curso técnico em eletrônica nas disciplinas de Algoritmos II e Eletrônica Analógica III, na Escola Estadual Augusto Meyer, em Guaíba, Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

DIEFENTHALER, A. Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para Arquitetura de Computadores na Educação Profissional Técnica. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–11, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3169. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3169. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas