PBL – Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Arquitetura de Computadores, na Educação Profissional

Autores/as

  • Alexandre Diefenthaler Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3169

Palabras clave:

ABP, Metodologias, Autonomia

Resumen

Este artículo presenta los resultados obtenidos a partir de las respuestas de los estudiantes sobre la aplicación de la metodología ABP – Aprendizaje Basado en Problemas – en parte del contenido de la disciplina Arquitectura de Computadores, en una escuela técnica, a través de una secuencia didáctica. Los datos son presentados a través de gráficos y discutidos a la luz de algunos autores sobre el tema. Finalmente, este artículo también presenta consideraciones y conclusiones finales sobre la percepción de los estudiantes y docentes participantes sobre cómo el ABP puede influir en el aprendizaje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Diefenthaler, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Possui graduação em Engenharia em Sistemas Digitais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2007). É mestre em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, também pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2022).Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos. Trabalhou com dedicação exclusiva na Escola Estadual de Ensino Profissional Dr. Solon Tavares como professor das disciplinas de Arquitetura de Computadores, Eletricidade Aplicada, Programação Estruturada em 'C', Programação em Assembly, Programação Orientada a Objetos (java) e Laboratório de Simulação de Circuitos.Trabalhou no desenvolvimento do sistema educacional de gerenciamento online das escolas estaduais do Rio Grande do Sul, ISE - Informatização da Secretaria da Educação - na Procergs - companhia de Processamento de dados do Rio Grande do sul. Atualmente é técnico especializado tecnologia informação - Tribunal Regional Federal da 4 Região, e professor no curso técnico em eletrônica nas disciplinas de Algoritmos II e Eletrônica Analógica III, na Escola Estadual Augusto Meyer, em Guaíba, Rio Grande do Sul.

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

DIEFENTHALER, A. PBL – Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Arquitetura de Computadores, na Educação Profissional. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–11, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3169. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3169. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas