Manejo de soja transgênica com glifosato e imazetapir: efeito sobre a mesofauna e microbiota do solo

Autores

  • Giani Barwald Bohm IFSul
  • Danilo Castilhos UFPel
  • Cesar Valmor Rombaldi UFPel

Palavras-chave:

ácaros, colêmbolos, atividade da biomassa microbiana, soja geneticamente modificada.

Resumo

A estabilidade de diferentes organismos da mesofauna, como ácaros e colêmbolos, e a atividade microbiana do solo são indicadores de qualidade físico-química e biológica do solo. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de métodos de controle de plantas concorrentes sobre a qualidade do solo cultivado com soja transgênica. Neste contexto, foram cultivados dois genótipos de soja, geneticamente modificada (GMRR) BRS 244 RR e não modificada (NM) BRS 154, no Centro Agropecuário da Palma da Universidade Federal de Pelotas (CAP), nas safras de 2005/2006 e 2006/2007. Para o controle de plantas daninhas, testaram-se, tratamentos com glifosato, imazetapir e capina. Avaliaram-se populações de ácaros e colêmbolos, o carbono da biomassa microbiana, a respiração basal e o quociente metabólico do solo. Verificou-se que a aplicação dos herbicidas, principalmente de glifosato, em soja BRS 244 RR cultivada em Planossolo resultou em desestabilidade da mesofauna e maior atividade da biomassa microbiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giani Barwald Bohm, IFSul

Doutora em Biotecnologia Agrícola, Profa do Depto de Tecnologia Ambiental e Coordenadora de Pesquisa e inovação do IFSul

Danilo Castilhos, UFPel

Professor da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia, Departamento dos solos, Pelotas, RS.

Cesar Valmor Rombaldi, UFPel

Professor da Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2010-10-29

Como Citar

BOHM, G. B.; CASTILHOS, D.; ROMBALDI, C. V. Manejo de soja transgênica com glifosato e imazetapir: efeito sobre a mesofauna e microbiota do solo. Revista Thema, Pelotas, v. 7, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/31. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)