Pandemia da COVID-19 e pós-graduação

experiências formativas no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (Rio Grande do Norte, Brasil)

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.2997

Palavras-chave:

Covid-19, Produto educacional, Pós-Graduação, Experiência, Formação

Resumo

Considerando que a pandemia impôs mudanças em todos os setores da sociedade, realizou-se uma pesquisa com discentes do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) com o objetivo de conhecer como o cenário imposto pelo isolamento social interferiu no desenvolvimento de suas pesquisas de campo e na aplicação de seus produtos educacionais. Para a recolha de informações, utilizou-se a pesquisa narrativa mediante o convite feito aos mestrandos. Obteve-se sete textos que relataram acerca dos impactos pessoais e acadêmicos trazidos pela pandemia, e como seus projetos foram reestruturados para poderem ser executados naquele contexto adverso. Conclui-se que, apesar das dificuldades enfrentadas, os mestrandos conseguiram reorganizar, reelaborar e aplicar os seus produtos educacionais, constituindo experiências autoformadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduação em História (UFPB), doutorado em Educação (UFRN) e Pós-doutorado em Educação (UFF). É professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, e líder do Grupo de Estudos "Trabalho, Educação e Sociedade" (G-Tres), grupo em rede com o Histedbr, da Unicamp. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). Desenvolve pesquisas nas áreas de História, memória, Educação Profissional e Tecnológica, formação e saberes docentes, história da educação, produtos educacionais e desenvolvimento da Educação Básica.

Downloads

Publicado

2025-09-25

Como Citar

SOUZA, F. das C. S. Pandemia da COVID-19 e pós-graduação: experiências formativas no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (Rio Grande do Norte, Brasil). Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.2997. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2997. Acesso em: 30 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas