Isolamento de DNA genômico a partir de folhas e câmbio congelados de Erythrina crista-galli L., FABACEAE (Corticeira-do-banhado)

Autores

  • Luciano Moura de Mello Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Câmpus de Santana do Livramento.
  • Lia Rejane Reiniger UFSM
  • Geri Eduardo Meneghello FAEM, UFPel
  • Francisco Amaral Villela FAEM, UFPel
  • Monalize Salete Mota UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.82-93.281

Palavras-chave:

DNA genômico, Câmbio vascular, Erythrina

Resumo

Erythrina crista-galli L. (FABACEAE) é uma árvore nativa do Brasil, Uruguai, Paraguai, leste da Bolívia e Argentina. Ocorre em ambientes úmido e florestas de galerias, podendo ser utilizada na arborização e na restauração de ambientes naturais. Não foram encontradas na literatura metodologias para o isolamento de DNA genômico da espécie utilizando folhas ou câmbio congelados. O objetivo do trabalho foi testar dois protocolos de isolamento de DNA e duas fontes de material genético, avaliando concentração e qualidade dos isolados. Folhas frescas congeladas e câmbio não constituem boa fonte de material genético segundo as metodologias utilizadas. Novos testes são necessários no sentido de otimizar os procedimentos de coleta e isolamento, buscando solucionar os problemas de contaminações por polissacarídeos e polifenóis e da baixa concentração do DNA genômico isolado nas amostras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Moura de Mello, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Câmpus de Santana do Livramento.

Biólogo, Especialista em Ecologia, Mestre e Doutor em Ciência & Tecnologia de Sementes pela UFPel. Professor de Biologia dos Cursos Técnicos Integrados de Eletroeletrônica, Informática para a Internet e Sistemas de Energias Renováveis do IFSul Santana do Livramento.

Lia Rejane Reiniger, UFSM

Prof. Eng. Agr. Dra. Departamento de Fitotecnia

Geri Eduardo Meneghello, FAEM, UFPel

Eng. Agr. Dr. Departamento de Sementes

Francisco Amaral Villela, FAEM, UFPel

Prof. Eng. Agrícola. Dr. Departamento de Sementes

Monalize Salete Mota, UFPel

Biól. Dra. Pesquisadora (PNPD), Centro de Genômica e Fitomelhoramento, UFPel

Downloads

Publicado

2016-04-12

Como Citar

MELLO, L. M. de; REINIGER, L. R.; MENEGHELLO, G. E.; VILLELA, F. A.; MOTA, M. S. Isolamento de DNA genômico a partir de folhas e câmbio congelados de Erythrina crista-galli L., FABACEAE (Corticeira-do-banhado). Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 2, p. 82–93, 2016. DOI: 10.15536/thema.12.2015.82-93.281. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/281. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)