Discutindo fake news sobre química durante a pandemia da COVID-19
como elas têm influenciado os alunos?
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.387-401.2176Resumo
Em meio a pandemia do novo coronavírus muitas notícias falsas têm circulado pelas redes sociais e alcançado uma grande parte da população. Boa parte dos afetados pelas famosas fake news são alunos de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. É papel do professor discuti-las e esclarecê-las em sala de aula de forma presencial ou remota para que não se propaguem ainda mais, colaborando na formação de cidadãos com senso crítico, sem uma visão deturpada dos fatos. Este trabalho elaborou um formulário eletrônico com doze perguntas sobre conteúdos de química, ciências e atualidades envolvendo a pandemia da COVID-19 para avaliar como as fake news influenciam o pensamento dos alunos. Ele foi aplicado a 207 alunos de Ensino Médio de três escolas estaduais do Rio de Janeiro. A análise dos resultados mostrou a necessidade deste tipo de discussão em sala de aula pois, assuntos bastante debatidos ainda causam confusão, tais como escala de pH e o uso de drogas como a hidroxicloroquina. Observou-se uma boa noção dos alunos quanto ao modo de proteção ao vírus e a métodos “milagrosos” de cura ou prevenção. O trabalho reforçou a ideia de quão importante é a discussão sobre fake news durante a pandemia, pelas plataformas digitais que os professores e alunos têm acesso, mas também após o término do isolamento social, a partir de medidas didáticas no ambiente escolar.
Palavras-chave: Ciências; Coronavírus; informações falsas.
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