Uso do teatro e ambiente virtual Google Classroom como instrumentos de mediação da aprendizagem no ensino de Química

Autores

  • Francisco José da Costa Costa Universidade Federal do Ceará
  • Antonio Carlos Magalhães Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, CE, BR

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.866-885.2095

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa que utiliza o teatro e o ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom para produzir um ensino de Química mais lúdico, dinâmico, contextualizado e consequentemente tornando mais efetiva a aprendizagem dos conteúdos deste componente curricular no ensino médio. A metodologia apresenta uma sequência de ações, tais como: aplicação de questionário de percepção dos estudantes sobre o ensino de Química, preparação e apresentação das peças teatrais pelos alunos, discussão sobre os conceitos abordados nas peças na sala de aula virtual Google Classroom, aplicação de questionário final sobre o impacto da metodologia na aprendizagem. Os resultados mostraram que o uso do teatro e de ambiente virtual pode promover um ensino de Química mais colaborativo, contextualizado e criativo, no qual os estudantes tornaram-se protagonistas no processo de aprendizagem. Também se evidenciou aceitação do uso do teatro como instrumento pedagógico de aprendizagem dos conteúdos de Química de uma forma mais crítica, reflexiva, tornando esses conteúdos mais contextualizados com o dia a dia dos estudantes.

Palavras-chave: Teatro; mediação da aprendizagem; ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco José da Costa Costa, Universidade Federal do Ceará

. Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), Pós Graduação em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA( 2009), Pós Graduação em Bioquímica pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA( 2015), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2019) Atualmente é professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Tem experiência na área de Ensino de Química, Atuando como Formador do Programa Professor Aprendiz como bolsista da FUNCAP. Atuando na formação de professores sobre metodologias de Ensino de Química no Ensino Médio. Atualmente assumindo a Função de Superintendente Escolar na 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da |Educação-CREDE 3/Acaraú.

Downloads

Publicado

2022-10-18

Como Citar

COSTA, F. J. da C.; MAGALHÃES, A. C. Uso do teatro e ambiente virtual Google Classroom como instrumentos de mediação da aprendizagem no ensino de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 866–885, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.866-885.2095. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2095. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas