Uso do teatro e ambiente virtual Google Classroom como instrumentos de mediação da aprendizagem no ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.866-885.2095Resumo
Este estudo apresenta uma pesquisa que utiliza o teatro e o ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom para produzir um ensino de Química mais lúdico, dinâmico, contextualizado e consequentemente tornando mais efetiva a aprendizagem dos conteúdos deste componente curricular no ensino médio. A metodologia apresenta uma sequência de ações, tais como: aplicação de questionário de percepção dos estudantes sobre o ensino de Química, preparação e apresentação das peças teatrais pelos alunos, discussão sobre os conceitos abordados nas peças na sala de aula virtual Google Classroom, aplicação de questionário final sobre o impacto da metodologia na aprendizagem. Os resultados mostraram que o uso do teatro e de ambiente virtual pode promover um ensino de Química mais colaborativo, contextualizado e criativo, no qual os estudantes tornaram-se protagonistas no processo de aprendizagem. Também se evidenciou aceitação do uso do teatro como instrumento pedagógico de aprendizagem dos conteúdos de Química de uma forma mais crítica, reflexiva, tornando esses conteúdos mais contextualizados com o dia a dia dos estudantes.
Palavras-chave: Teatro; mediação da aprendizagem; ensino de Química.
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