Competências socioemocionais em tempos de COVID-19
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.739-756.2081Palavras-chave:
pandemia, distanciamento social, habilidades socioemocionaisResumo
A pandemia do coronavírus impactou o modo de viver das sociedades, a rotina sofreu alterações e foi preciso adequar-se às medidas impostas pelos órgãos de saúde. O isolamento social foi uma das estratégias utilizadas para atenuar os índices de contaminação e disseminação do SARS-CoV-2. No contexto escolar, docentes e discentes assumiram novas posturas frente ao modelo de educação adotado, o ensino remoto. Além das dificuldades advindas desse processo de adaptação, vale ressaltar que a inacessibilidade às tecnologias e infraestrutura inadequada inviabilizou o processo de ensino e aprendizagem, principalmente em regiões carentes. Outro aspecto a ser considerado no âmbito educacional nesse período é o fator emocional e, nesta pesquisa, buscamos dar ênfase ao papel das competências socioemocionais aplicadas à docência. Compreender o papel das emoções em todas as áreas da vida não é uma tarefa simples e, nesse contexto de pandemia, é relevante perceber a importância dessas competências para auxiliar no enfrentamento de situações adversas. Portanto, realizamos uma revisão integrativa priorizando os trabalhos publicados no ano de 2020 a fim de estabelecer conexões entre as implicações da pandemia, a práxis docente e o contexto socioemocional. Os achados dessa pesquisa denotam que docentes que demonstram possuir domínio de suas competências socioemocionais, tendem a ser mais eficientes no ensino, compreendem melhor as emoções de seus alunos e os auxiliam a desenvolver suas habilidades socioemocionais, contribuindo para o êxito dos discentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.