Empreendedorismo sustentável

percepção dos discentes de graduação em uma universidade pública

Autores

  • Cristiane Gularte Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Dione Iara Silveira Kitzmann Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.705-723.2062

Resumo

Instituições Ensino têm alcançado certa consolidação do tema empreendedorismo, ainda que lentamente para o empreendedorismo sustentável. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos discentes de graduação em relação ao empreendedorismo sustentável em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública. Em termos metodológicos trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que coletou os dados por meio, da aplicação de questionário. Os resultados indicam um desconhecimento sobre o termo empreendedorismo sustentável, assim como o termo sustentabilidade; e falta de interesse nas disciplinas de empreendedorismo em função das metodologias aplicadas em sala de aula. Sendo assim, a contribuição deste estudo está no interesse dos discentes em conhecer o empreendedorismo sustentável, exigindo uma nova postura da universidade no que se refere às aulas de empreendedorismo, sendo preciso inovar, com aulas práticas e dinâmicas direcionada ao compromisso que estas instituições têm com a sociedade.

Palavras-chave: Empreendedorismo Social; Empreendedorismo Sustentável; Instituição de Ensino Superior; Discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Portuária pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Administração Habilitação Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Experiência com ênfase em Inovações Portuárias e Ambientais, Educação para Gestão Ambiental Pública, Gestão de Pessoas, Educação Ambiental e Empreendedorismo Sustentável.

Dione Iara Silveira Kitzmann, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2000) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). É docente Associado da Universidade Federal do Rio Grande, atuando em cursos de graduação (Gestão Ambiental e Oceanologia), no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) e no Programa de Pós-graduação em Gerenciamento Costeiro (PPGC). Líder do Grupo de Pesquisa "Educação Ambiental nos processos de gestão ambiental". Coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (Campus Rio Grande). Desenvolve atividades principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental e gerenciamento costeiro.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

GULARTE QUINTANA, C.; SILVEIRA KITZMANN, D. I. . Empreendedorismo sustentável: percepção dos discentes de graduação em uma universidade pública. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 3, p. 705–723, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.705-723.2062. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2062. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas