História em Quadrinhos

estratégia de ensino e divulgação em saúde em tempos de pandemia da COVID-19

Autores

  • Mariana da Silva Cardoso
  • Lorena de Oliveira Torres
  • Willian Maciel Muniz
  • Adriana de Oliveira Afonso Diretora do CCS e Coordenadora do Curso de Biomedicina /UCP
  • Rodrigo Grazinoli Garrido Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense/IPPGF/SEPOL Faculdade Nacional de Direito/FND/UFRJ Universidade Católica de Petrópolis/UCP http://orcid.org/0000-0003-4430-0729

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.169-180.1895

Palavras-chave:

Ensino Superior, biomedicina, divulgação em saúde, SARS-CoV-2

Resumo

A pandemia de COVID-19, iniciada em dezembro de 2019 e ainda sem cura, demanda medidas clássicas de saúde pública, especialmente a restrição do contato interpessoal para seu controle. Assim, várias regiões implementaram políticas de distanciamento como: lockdown, fechamento de escolas, de locais de trabalho, do transporte e de eventos públicos. No Brasil, o fechamento de estabelecimentos de ensino provocou ações para manter as atividades acadêmicas e garantir a complementação do calendário escolar. Na graduação em Biomedicina, da Universidade Católica de Petrópolis, o Núcleo Docente Estruturante do curso estabeleceu um conjunto de atividades não presenciais que permitissem aos formandos a obtenção da carga horária de Estágio Obrigatório. Nesse propósito, apresenta-se a experiência vivenciada por duas alunas na busca de contribuir para a manutenção da saúde de pessoas e comunidades por meio de estratégias de divulgação científica, com a elaboração de Histórias em Quadrinhos sobre os meios de controle, pesquisa científica e o problema das fake news relacionado à COVID-19. A produção contribuiu sensivelmente para o desenvolvimento das estudantes e se mostrou importante linguagem para divulgação científica em saúde.

Palavras-chave: Ensino Superior; biomedicina; divulgação em saúde; SARS-CoV-2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana da Silva Cardoso

Biomédica

Lorena de Oliveira Torres

Biomédica

Willian Maciel Muniz

Designer Gráfico

Adriana de Oliveira Afonso, Diretora do CCS e Coordenadora do Curso de Biomedicina /UCP

Biomédica, MSc; DSc; Diretora do CCS e Coordenadora do Curso de Biomedicina UCP

Rodrigo Grazinoli Garrido, Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense/IPPGF/SEPOL Faculdade Nacional de Direito/FND/UFRJ Universidade Católica de Petrópolis/UCP

Biomédico, Graduado em Segurança Pública, Licenciado em Biologia e em Filosofia. Especialista em: Direito Processual Penal; Bioética; Gestão Escolar; Análises Clínicas. Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Ciência do Solo. Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento em Bioética e Ciência Forense. Concluiu estágio de Pós-doutoramento no departamento de Genética da UFRJ. Atua como Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido atividades no Instituto de Criminalística Carlos Éboli-ICCE, no qual foi Chefe do Serviço de Perícias de Petrópolis-RJ. Atualmente, atua no Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense-IPPGF, onde ocupou o cargo de Diretor por dez anos. É Professor Adjunto da Faculdade Nacional de Direito-FND/UFRJ e da UCP, atuando nos Cursos de Graduação em Direito e Biomedicina e no Programa de Mestrado em Direito-PPGD da UCP. Participa também como docente em cursos de Formação Profissional promovidos por Guardas Municipais, Polícia Civil e Militar, Exército Brasileiro e Secretaria Nacional de Segurança Pública. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Proferiu mais de uma centena de palestras e cursos na área Forense e publicou cerca de duzentos trabalhos, entre artigos científicos e de divulgação, capítulos e livros na área da Ciência Forense.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

CARDOSO, M. da S.; TORRES, L. de O.; MUNIZ, W. M.; AFONSO, A. de O.; GARRIDO, R. G. História em Quadrinhos: estratégia de ensino e divulgação em saúde em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 169–180, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.169-180.1895. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1895. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas