História em Quadrinhos

estratégia de ensino e divulgação em saúde em tempos de pandemia da COVID-19

Authors

  • Mariana da Silva Cardoso
  • Lorena de Oliveira Torres
  • Willian Maciel Muniz
  • Adriana de Oliveira Afonso Diretora do CCS e Coordenadora do Curso de Biomedicina /UCP
  • Rodrigo Grazinoli Garrido Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense/IPPGF/SEPOL Faculdade Nacional de Direito/FND/UFRJ Universidade Católica de Petrópolis/UCP http://orcid.org/0000-0003-4430-0729

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V20.Especial.2021.169-180.1895

Keywords:

Ensino Superior, biomedicina, divulgação em saúde, SARS-CoV-2

Abstract

A pandemia de COVID-19, iniciada em dezembro de 2019 e ainda sem cura, demanda medidas clássicas de saúde pública, especialmente a restrição do contato interpessoal para seu controle. Assim, várias regiões implementaram políticas de distanciamento como: lockdown, fechamento de escolas, de locais de trabalho, do transporte e de eventos públicos. No Brasil, o fechamento de estabelecimentos de ensino provocou ações para manter as atividades acadêmicas e garantir a complementação do calendário escolar. Na graduação em Biomedicina, da Universidade Católica de Petrópolis, o Núcleo Docente Estruturante do curso estabeleceu um conjunto de atividades não presenciais que permitissem aos formandos a obtenção da carga horária de Estágio Obrigatório. Nesse propósito, apresenta-se a experiência vivenciada por duas alunas na busca de contribuir para a manutenção da saúde de pessoas e comunidades por meio de estratégias de divulgação científica, com a elaboração de Histórias em Quadrinhos sobre os meios de controle, pesquisa científica e o problema das fake news relacionado à COVID-19. A produção contribuiu sensivelmente para o desenvolvimento das estudantes e se mostrou importante linguagem para divulgação científica em saúde.

Palavras-chave: Ensino Superior; biomedicina; divulgação em saúde; SARS-CoV-2.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana da Silva Cardoso

Biomédica

Lorena de Oliveira Torres

Biomédica

Willian Maciel Muniz

Designer Gráfico

Adriana de Oliveira Afonso, Diretora do CCS e Coordenadora do Curso de Biomedicina /UCP

Biomédica, MSc; DSc; Diretora do CCS e Coordenadora do Curso de Biomedicina UCP

Rodrigo Grazinoli Garrido, Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense/IPPGF/SEPOL Faculdade Nacional de Direito/FND/UFRJ Universidade Católica de Petrópolis/UCP

Biomédico, Graduado em Segurança Pública, Licenciado em Biologia e em Filosofia. Especialista em: Direito Processual Penal; Bioética; Gestão Escolar; Análises Clínicas. Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Ciência do Solo. Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento em Bioética e Ciência Forense. Concluiu estágio de Pós-doutoramento no departamento de Genética da UFRJ. Atua como Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, tendo desenvolvido atividades no Instituto de Criminalística Carlos Éboli-ICCE, no qual foi Chefe do Serviço de Perícias de Petrópolis-RJ. Atualmente, atua no Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense-IPPGF, onde ocupou o cargo de Diretor por dez anos. É Professor Adjunto da Faculdade Nacional de Direito-FND/UFRJ e da UCP, atuando nos Cursos de Graduação em Direito e Biomedicina e no Programa de Mestrado em Direito-PPGD da UCP. Participa também como docente em cursos de Formação Profissional promovidos por Guardas Municipais, Polícia Civil e Militar, Exército Brasileiro e Secretaria Nacional de Segurança Pública. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Proferiu mais de uma centena de palestras e cursos na área Forense e publicou cerca de duzentos trabalhos, entre artigos científicos e de divulgação, capítulos e livros na área da Ciência Forense.

Published

2021-07-21

How to Cite

CARDOSO, M. da S.; TORRES, L. de O.; MUNIZ, W. M.; AFONSO, A. de O.; GARRIDO, R. G. História em Quadrinhos: estratégia de ensino e divulgação em saúde em tempos de pandemia da COVID-19. Revista Thema, Pelotas, v. 20, p. 169–180, 2021. DOI: 10.15536/thema.V20.Especial.2021.169-180.1895. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1895. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas