Desconstruindo o Preconceito Racial no Ensino Médio: o uso da educomunicação no ensino de biologia no IFPA - BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.16-41.161Palavras-chave:
EEducomunicação, ensino de Biologia, preconceito racial.Resumo
Este artigo objetiva apresentar, a partir do ensino crítico de Biologia, as possibilidades de desconstrução do preconceito racial, tendo como eixo condutor reflexões, provocadas pela teoria Eva Mitocondrial e, como suporte pedagógico, a Educomunicação, usada por professores de Biologia do IFPA – Campus Belém, sujeitos da pesquisa. Quando aliados, esses dois elementos possibilitam uma educação voltada para as relações etnicorraciais. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, cujos dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e questionários mistos. Os resultados obtidos revelaram que o campo da Biologia é fundamental para a desconstrução de estereótipos, sendo a Genética uma das principais vertentes de esclarecimentos, e a teoria Eva Mitocondrial fundamental para a valorização dos povos e da cultura de origem africana e afrobrasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.