Desconstruindo o Preconceito Racial no Ensino Médio: o uso da educomunicação no ensino de biologia no IFPA - BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.10.2013.16-41.161Palabras clave:
EEducomunicação, ensino de Biologia, preconceito racial.Resumen
Este artigo objetiva apresentar, a partir do ensino crítico de Biologia, as possibilidades de desconstrução do preconceito racial, tendo como eixo condutor reflexões, provocadas pela teoria Eva Mitocondrial e, como suporte pedagógico, a Educomunicação, usada por professores de Biologia do IFPA – Campus Belém, sujeitos da pesquisa. Quando aliados, esses dois elementos possibilitam uma educação voltada para as relações etnicorraciais. O estudo consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, cujos dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e questionários mistos. Os resultados obtidos revelaram que o campo da Biologia é fundamental para a desconstrução de estereótipos, sendo a Genética uma das principais vertentes de esclarecimentos, e a teoria Eva Mitocondrial fundamental para a valorização dos povos e da cultura de origem africana e afrobrasileira.
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