Contribuições de um Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa para o ensino de Probabilidade e Estatística
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.164-178.1519Palavras-chave:
Collabora, Probabilidade e Estatística, Ensino Superior.Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo analisar as contribuições de um objeto virtual de aprendizagem colaborativa, o Collabora, para o processo de ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística. A pesquisa é de natureza aplicada e de cunho qualitativo e foi aplicada na disciplina de Probabilidade e Estatística de um curso de Engenharia da Produção. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o uso do Collabora contribuiu em seis pontos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem: interação entre os alunos; ampliação do espaço da sala de aula; entendimento entre colaboração e desempenho na disciplina; esclarecimento específico de dúvidas; desenvolvimento de postura investigativa e mudanças de concepções e atitudes na disciplina.
Palavras-chave: Collabora; Probabilidade e Estatística; Ensino Superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.