Contribuições de um Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa para o ensino de Probabilidade e Estatística

Authors

  • Eliana Claudia Mayumi Ishikawa Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Fatima Budek Dias Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-0376-0905
  • Simone Nasser Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ezequiel Gueiber Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.164-178.1519

Keywords:

Collabora, Probabilidade e Estatística, Ensino Superior.

Abstract

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo analisar as contribuições de um objeto virtual de aprendizagem colaborativa, o Collabora, para o processo de ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística. A pesquisa é de natureza aplicada e de cunho qualitativo e foi aplicada na disciplina de Probabilidade e Estatística de um curso de Engenharia da Produção. A análise dos dados foi realizada com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o uso do Collabora contribuiu em seis pontos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem: interação entre os alunos; ampliação do espaço da sala de aula; entendimento entre colaboração e desempenho na disciplina; esclarecimento específico de dúvidas; desenvolvimento de postura investigativa e mudanças de concepções e atitudes na disciplina.

Palavras-chave: Collabora; Probabilidade e Estatística; Ensino Superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-03-30

How to Cite

MAYUMI ISHIKAWA, E. C.; BUDEK DIAS, C. F.; NASSER MATOS, S.; GUEIBER, E.; DOS SANTOS JUNIOR, G. Contribuições de um Objeto Virtual de Aprendizagem Colaborativa para o ensino de Probabilidade e Estatística. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 164–178, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.164-178.1519. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1519. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Most read articles by the same author(s)