Didática-tradutória em fóruns de discussão: sensações coloríficas

Autores

  • Marla Cristina da Silva Sopeña Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas
  • Róger Albernaz De Araujo Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas
  • Alberto d'Ávila Coelho Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.995-1011.1496

Palavras-chave:

Educação, currículo, didática, tradução, sensações coloríficas.

Resumo

O corpus deste artigo consiste em fóruns de discussão online de cursos na modalidade a distância. Busca-se problematizar, pela análise desses fóruns, como acontecem, em uma perspectiva didático-tradutória, os modos de composição da aprendizagem. Utilizando-se de diferentes cores e tonalidades para indicar as postagens realizadas, produziram-se mapas discursivos, traduzidos em sensações coloríficas de um coletivo de enunciações. Dominantemente, nos fóruns online, obtiveram-se mapas de organização circular, decorrentes de questões norteadoras, nos quais as respostas tiveram a finalidade explícita de cumprir uma tarefa avaliativa obrigatória, girando em torno da voz docente, sem assumir uma posição própria – tradução monocromática. Minoritariamente, obtiveram-se, pela ausência de uma questão norteadora e pela proliferação de múltiplas vozes, mapas em cores díspares – tradução policromática. Assim, pode-se afirmar que a diluição da voz professoral, nos fóruns online, pode potencializar a ruptura da hierarquização do espaço-tempo da sala de aula, produzindo um outro modo de autoria da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marla Cristina da Silva Sopeña, Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas

Departamento de Graduação e Pós-graduação 

Educação e tecnologia

Róger Albernaz De Araujo, Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas

Departamento de Graduação e Pós-graduação

PPGEDU, Curso de Mestrado, Linha 2 de PesquisaINTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIA.

Alberto d'Ávila Coelho, Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Pelotas

Departamento de Graduação e Pós-graduação

PPGEDU, Curso de Mestrado, Linha 2 de PesquisaINTERVENÇÕES NO ESPAÇO-TEMPO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: FILOSOFIA, ARTE E TECNOLOGIA.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

SOPEÑA, M. C. da S.; DE ARAUJO, R. A.; COELHO, A. d’Ávila. Didática-tradutória em fóruns de discussão: sensações coloríficas. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 995–1011, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.995-1011.1496. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1496. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)