Conhecimento dos alunos do IFSul – Câmpus Bagé sobre informações contidas em rótulos de alimentos

Autores

  • Fernanda Krumreich Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Bagé/RS – Brasil.
  • Daniane Muniz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSul, Campus Bagé/RS - Brasil.
  • Jayne Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Bagé/RS – Brasil.
  • Stela Maris Meister Meira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Bagé/RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.367-378.1202

Palavras-chave:

Rotulagem de alimentos, Informação nutricional, Consumidores, Questionário

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento dos alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Bagé a respeito das informações contidas nos rótulos dos alimentos e na informação nutricional através da aplicação de um questionário. A informação mais procurada pelos 79 alunos entrevistados nos rótulos de alimentos foi a marca comercial do produto. Já 32,9% não tem o hábito de olhar a informação nutricional, apesar de afirmarem compreendê-la. A observação da presença de glúten ou lactose foi realizada apenas por pessoas consideradas intolerantes ou alérgicas. Sobre alimentos light e diet e aditivos alimentares, a maioria dos entrevistados afirma saber a diferença entre light e diet e desconhecer o que são aditivos alimentares. Em relação às melhorias para os rótulos de alimentos, 21,5% dos entrevistados não souberam opinar e 13% consideraram as informações já contidas no rótulo, suficientes. Apesar de os alunos entrevistados afirmarem ter conhecimento em relação ao entendimento e uso das informações dos rótulos e da informação nutricional, não a utilizam para fazer escolhas conscientes, seguras, informadas e acertadas em relação à manutenção da saúde.

Palavras-chave: Rotulagem de alimentos; informação nutricional; consumidores; questionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

KRUMREICH, F.; MUNIZ, D.; DUARTE, J.; MEISTER MEIRA, S. M. Conhecimento dos alunos do IFSul – Câmpus Bagé sobre informações contidas em rótulos de alimentos. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 367–378, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.367-378.1202. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1202. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)