O educar pela pesquisa e o ensino de ciências: perspectivas de uma aprendizagem significativa
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.391-404.1133Palavras-chave:
Educar pela Pesquisa, Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa.Resumo
O presente estudo, por meio de um levantamento bibliográfico, busca pontos de convergência entre o ensino de Ciências e o Educar pela Pesquisa, na perspectiva de uma aprendizagem significativa. O entendimento da pesquisa em sala de aula ancora-se nos pressupostos do Educar Pela Pesquisa com Demo (2003) e Galiazzi (2014), e diante das reflexões sobre o ensino de Ciências de Pozo e Crespo (2009), buscam-se nos conceitos de Ausubel pontos de intersecção que identifiquem uma aprendizagem significativa. Pelo conjunto de dados apresentados e analisados nesta pesquisa, nota-se que um dos pontos de intersecção entre o ensino de Ciências e a pesquisa em sala de aula resulta em uma aprendizagem significativa, na qual o foco não é a transmissão mas a investigação, e através dela, partir de conhecimentos prévios atribuindo significado ao que se está aprendendo. O Educar pela Pesquisa se constitui também como um importante meio para a atuação do sujeito em sociedade e promoção da cultura da pesquisa na escola, fazendo com que os estudantes superem a visão da Ciência com base no conhecimento cotidiano e transitem do senso comum e dos conhecimentos prévios para um conhecimento científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.