O educar pela pesquisa e o ensino de ciências: perspectivas de uma aprendizagem significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.391-404.1133

Palavras-chave:

Educar pela Pesquisa, Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O presente estudo, por meio de um levantamento bibliográfico, busca pontos de convergência entre o ensino de Ciências e o Educar pela Pesquisa, na perspectiva de uma aprendizagem significativa. O entendimento da pesquisa em sala de aula ancora-se nos pressupostos do Educar Pela Pesquisa com Demo (2003) e Galiazzi (2014), e diante das reflexões sobre o ensino de Ciências de Pozo e Crespo (2009), buscam-se nos conceitos de Ausubel pontos de intersecção que identifiquem uma aprendizagem significativa. Pelo conjunto de dados apresentados e analisados nesta pesquisa, nota-se que um dos pontos de intersecção entre o ensino de Ciências e a pesquisa em sala de aula resulta em uma aprendizagem significativa, na qual o foco não é a transmissão mas a investigação, e através dela, partir de conhecimentos prévios atribuindo significado ao que se está aprendendo. O Educar pela Pesquisa se constitui também como um importante meio para a atuação do sujeito em sociedade e promoção da cultura da pesquisa na escola, fazendo com que os estudantes superem a visão da Ciência com base no conhecimento cotidiano e transitem do senso comum e dos conhecimentos prévios para um conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Costa Cabreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus Santo Antônio da Patrulha

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Santo Antônio da Patrulha.

Patrícia Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus Santo Antônio da Patrulha

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Santo Antônio da Patrulha.

Fernanda Trombetta, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus Santo Antônio da Patrulha

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Santo Antônio da Patrulha.

Raquel Milani, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

CABREIRA, M. C.; IGNÁCIO, P.; TROMBETTA, F.; MILANI, R. O educar pela pesquisa e o ensino de ciências: perspectivas de uma aprendizagem significativa. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 391–404, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.391-404.1133. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1133. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas