O uso do software GeoGebra no ensino de derivada na formação inicial de professores de matemática: um mapeamento de suas publicações
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.331-345.1123Palavras-chave:
Formação inicial, GeoGebra, derivadas.Resumo
Tendo como objetivo verificar os modos de uso do GeoGebra em atividades de ensino de Derivada, estabelecida pela comunidade científica, como diferentes práticas metodológicas de uso do softwareGeoGebra na formação inicial de professores de matemática, o presente trabalho apresenta uma revisão sobre produções que tratam da “Utilização do GeoGebra no ensino de Derivadas na formação inicial de professores de matemática”. Realizamos buscas em banco de dados CAPES, Direct Science, SciELO, Web of Science, Gale e Scopus, além de outras Revistas e Repositórios online para o período de 2010 a 2018. Como metodologia para pesquisa adotamos o mapeamento, cuja escolha, implica aos pesquisadores o desafio de buscar compreender o que dizem os autores a respeito do uso deste software no ensino de Derivada na formação inicial de professores de matemática. Ainda a classificamos como uma pesquisa qualitativa (GARNICA; PEREIRA, 1997). Como resultados, identificamos três obras, e verificamos que o GeoGebra tem servido, principalmente, para elaboração de applets no GeoGebra que visam à realização de atividades exploratórias e ou investigativas pelos alunos/usuários, propondo ressignificar e construir conceitos matemáticos no fazer em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.