O uso do software GeoGebra no ensino de derivada na formação inicial de professores de matemática: um mapeamento de suas publicações

Autores

  • Ricardo Augusto de Oliveira Mestrando e Pesquisador voluntário na UNEMAT de Barra do Bugres - MT
  • William Vieira Gonçalves UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.331-345.1123

Palavras-chave:

Formação inicial, GeoGebra, derivadas.

Resumo

Tendo como objetivo verificar os modos de uso do GeoGebra em atividades de ensino de Derivada, estabelecida pela comunidade científica, como diferentes práticas metodológicas de uso do softwareGeoGebra na formação inicial de professores de matemática, o presente trabalho apresenta uma revisão sobre produções que tratam da “Utilização do GeoGebra no ensino de Derivadas na formação inicial de professores de matemática”. Realizamos buscas em banco de dados CAPES, Direct Science, SciELO, Web of Science, Gale e Scopus, além de outras Revistas e Repositórios online para o período de 2010 a 2018. Como metodologia para pesquisa adotamos o mapeamento, cuja escolha, implica aos pesquisadores o desafio de buscar compreender o que dizem os autores a respeito do uso deste software no ensino de Derivada na formação inicial de professores de matemática. Ainda a classificamos como uma pesquisa qualitativa (GARNICA; PEREIRA, 1997). Como resultados, identificamos três obras, e verificamos que o GeoGebra tem servido, principalmente, para elaboração de applets no GeoGebra que visam à realização de atividades exploratórias e ou investigativas pelos alunos/usuários, propondo ressignificar e construir conceitos matemáticos no fazer em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto de Oliveira, Mestrando e Pesquisador voluntário na UNEMAT de Barra do Bugres - MT

Licenciado em Matemática pela UNEMAT, Bacharel em Administração Pública pela UAB/UFMT, Especialista em Gestão Educacional e Inspeção Escolar pela CAMPROMINAS, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT, Pesquisador voluntário do Projeto de Pesquisa Tecnologias Digitais para formação inicial e continuada de professores de matemática; que se desenvolve junto a UNEMAT polo de Barra do Bugres - MT.

William Vieira Gonçalves, UNEMAT

Licenciado em Matemática (UFMT, 2001), Especializado em Matemática Aplicada com Apoio Computacional ao Ensino (UFMT, 2003), Mestre em Educação com ênfase a Educação em Ciências (UFMT, 2007) e Doutor em Educação para a Ciência com ênfase a Informática na Educação para a Ciência e Matemática (UNESP, 2016). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/ Barra do Bugres. Atualmente tem como principais interesses, pesquisa e extensão em atividades correlacionadas ao ensino de Ciências e Matemática junto aos softwares Moodle, GeoGebra e Scratch.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

OLIVEIRA, R. A. de; GONÇALVES, W. V. O uso do software GeoGebra no ensino de derivada na formação inicial de professores de matemática: um mapeamento de suas publicações. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 331–345, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.331-345.1123. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1123. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas