Compreensão de estudantes do ensino médio sobre sedentarismo, nível de atividade física e exposição a comportamentos sedentários

Autores

  • Josuel Belo dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Hiraldo Serra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.818-831.1118

Palavras-chave:

Educação física, ensino médio, inatividade física, comportamento sedentário.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar a compreensão dos estudantes sobre o tema sedentarismo, averiguar seus níveis de atividade física e o tempo médio que os pesquisados ficam expostos a comportamentos sedentários. A população alvo foi composta por 120 escolares do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, de ambos os sexos de uma escola pública de Dourados/MS.  A pesquisa teve cunho quali-quantitativo, os dados foram construídos por meio de questionário adaptado do IPAQ e a análise dos dados foi realizada com o software Epi Info™ 7.1.4. Foram considerados insuficientemente ativos, os estudantes que não acumulavam pelo menos 300 minutos/semana de atividades físicas moderadas ou vigorosas. Se considerou excessivo o uso de TV, jogos e redes sociais com tempo superior a 2 horas. Os resultados mostraram que 50,83% dos pesquisados não tem conhecimento sobre o tema sedentarismo; 75,83% dos alunos são insuficientemente ativos e que 52,20% afirmaram fazer uso de redes sociais por mais de 3 horas diárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josuel Belo dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Hiraldo Serra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados

Ademir de Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente do curso de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

DOS SANTOS, J. B.; SERRA, H.; PEREIRA, A. de S. Compreensão de estudantes do ensino médio sobre sedentarismo, nível de atividade física e exposição a comportamentos sedentários. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 818–831, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.818-831.1118. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1118. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde