Compreensão de estudantes do ensino médio sobre sedentarismo, nível de atividade física e exposição a comportamentos sedentários
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.818-831.1118Palabras clave:
Educação física, ensino médio, inatividade física, comportamento sedentário.Resumen
O objetivo desse estudo foi analisar a compreensão dos estudantes sobre o tema sedentarismo, averiguar seus níveis de atividade física e o tempo médio que os pesquisados ficam expostos a comportamentos sedentários. A população alvo foi composta por 120 escolares do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, de ambos os sexos de uma escola pública de Dourados/MS. A pesquisa teve cunho quali-quantitativo, os dados foram construídos por meio de questionário adaptado do IPAQ e a análise dos dados foi realizada com o software Epi Info™ 7.1.4. Foram considerados insuficientemente ativos, os estudantes que não acumulavam pelo menos 300 minutos/semana de atividades físicas moderadas ou vigorosas. Se considerou excessivo o uso de TV, jogos e redes sociais com tempo superior a 2 horas. Os resultados mostraram que 50,83% dos pesquisados não tem conhecimento sobre o tema sedentarismo; 75,83% dos alunos são insuficientemente ativos e que 52,20% afirmaram fazer uso de redes sociais por mais de 3 horas diárias.Descargas
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