O uso de uma metodologia ativa no ensino de estatística num curso tecnológico

Autores

  • Maria Luisa Cervi Uzun Faculdade de Tecnologia de Franca e Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.256-266.1104

Palavras-chave:

Educação estatística, ensino tecnológico, aprendizagem baseada em projetos, habilidades e competências, metodologias ativas.

Resumo

Refletir sobre Educação Estatística em um curso tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) requer repensarmos as estratégias tradicionais de ensino, pois não é uma disciplina que está diretamente relacionada à lógica de análise e programação. Este estudo tem como objetivo, através do uso de um método ativo de ensino: aprendizagem baseada em projetos, em que os estudantes desenvolvem um produto durante a disciplina, promover habilidades de pesquisa, liderança, comunicação e autonomia. A Educação Estatística precisa dialogar com o tipo de profissional que queremos formar em um curso tecnológico: deve ser uma aplicação prática, decisiva e especializada. Desse modo, aos alunos foi proposto, para apresentação no final de um semestre, a apresentação de um Software de Estatística para ser aplicado nas empresas, inserido ou não em um ERP (Enterprise Resource Planning). Para desenvolver este artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a coleta dos dados se deu junto aos 45 alunos com a aplicação de um questionário na escala Likert. Os resultados obtidos evidenciaram diferenças significativas na compreensão dos conteúdos de estatística e de diversas disciplinas relacionadas à análise e programação, bem como observou-se o desenvolvimento de raciocínio lógico e o envolvimento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

CERVI UZUN, M. L. O uso de uma metodologia ativa no ensino de estatística num curso tecnológico. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 256–266, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.256-266.1104. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1104. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra