Pensando as cotas raciais no vestibular das universidades públicas

Autores/as

  • Elizenda Sobreira Carvalho de Sousa UFPB
  • Wilson Honorato Aragão UFPB

Palabras clave:

discriminação, preconceito, justiça, oportunidade,

Resumen

O presente artigo trata de uma reflexão sobre uma recente pesquisa de opinião realizada, com cento e trinta (130) cursistas do NEAD/CIPEAD/UFPR, nove (9) professores da UFPB e (90) noventa cursistas da Escola de Gestores de Educação Básica da Paraíba/UFPB, período (2011), em que buscamos saber, de acordo com suas ideias, palavras e expressões, o que pensam sobre “As Cotas Raciais no Vestibular das Universidades Públicas”, e almejamos chegar a uma representação social, embora que baseada apenas em uma amostragem, das Cotas Raciais nas Universidades Públicas. Devemos levar em conta a opinião daqueles que se dispuseram a responder a presente pesquisa. Como conclusão, as cotas raciais nas Universidades Públicas foram definidas pelos entrevistados de forma equilibrada, ou seja, para os respondentes que se posicionaram contra, as cotas raciais foram vistas como uma forma de discriminação e preconceito e, para os que se posicionaram a favor, como uma ação afirmativa elaborada para reparar as injustiças sociais.

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Publicado

2011-12-13

Cómo citar

CARVALHO DE SOUSA, E. S.; ARAGÃO, W. H. Pensando as cotas raciais no vestibular das universidades públicas. Revista Thema, Pelotas, v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/94. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas