A preservação dos saberes e fazeres gastronômicos por meio da articulação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e espaços culturais

Autores/as

  • Silvana Graudenz Müller IFSC
  • Fabiana Mortimer Amaral IFSC

Palabras clave:

Valorização cultural, Conhecimento tradicional.

Resumen

Resumo: Esta pesquisa apresenta a gastronomia tradicional como uma forma de manifestação cultural. A identificação e sistematização dos saberes e fazeres existentes nos processos gastronômicos sugere a possibilidade de preservação das cozinhas tradicionais, entendidas neste contexto, como aquelas de identificam uma localidade, dentro de um processo histórico-cultural. São apontadas ações de pesquisa e extensão que ocorreram entre a articulação do IFSC com os espaços culturais de uma comunidade tradicional local de Florianópolis - SC. O estudo possibilita o inicio de um delineamento de planos de salvaguarda desse conhecimento como forma de preservação para as futuras gerações.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Graudenz Müller, IFSC

Professora de Gastronomia no IFSC. Doutora em Engenharia do Conhecimento pela UFSC. Área de pesquisa: Identificação e sistematização dos saberes e fazeres da Gastronomia Tradicional Brasileira.

Fabiana Mortimer Amaral, IFSC

Professora de Gastronomia no IFSC. Doutora em Química pela UFSC. Área de pesquisa: Identificação e sistematização dos saberes e fazeres da Gastronomia Tradicional Brasileira.

Publicado

2012-09-28

Cómo citar

MÜLLER, S. G.; AMARAL, F. M. A preservação dos saberes e fazeres gastronômicos por meio da articulação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e espaços culturais. Revista Thema, Pelotas, v. 9, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/92. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Outros (Bioética, Ciências Ambientais, Defesa, Divulgação Científica)